López Obrador anuncia gabinete composto por sete mulheres e nove homens

Novo presidente do México anunciou os nomes dos ministros que irão compor seu gabinete; ministério mexicano contará com a gestão de sete mulheres e nove homens; entre as pastas que serão assumidas por ministras estão a Economia, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Trabalho e Previdência, entre outras 

López Obrador anuncia gabinete composto por sete mulheres e nove homens
López Obrador anuncia gabinete composto por sete mulheres e nove homens (Foto: REUTERS/Carlos Jasso)

Do Sul 21 - Andrés Manuel López Obrador foi eleito na última segunda-feira (2) como novo presidente do México. Com experiências de movimentos sociais e visões de esquerda, López Obrador foi eleito com cerca de 53% de votos, muito à frente do segundo colocado, Ricardo Anaya, que ficou com 22,5%. Ainda na madrugada de segunda, o candidato eleito anunciou os nomes dos ministros que irão compor seu gabinete. O Ministério mexicano contará com a gestão de sete mulheres e nove homens.

A decisão equilibrada de homens e mulheres para compor o gabinete do novo presidente mexicano chama atenção por destoar da composição do ministério brasileiro. Após assumir a presidência do Brasil, em maio de 2016 – em razão do impeachment da então presidente Dilma Rousseff -, Michel Temer nomeou apenas homens para compor a Esplanada. A mesma decisão não acontecia desde 1974, com o governo de Ernesto Geisel, durante o regime militar. A primeira e única ministra do governo Temer só seria nomeada em setembro de 2016: Grace Maria Fernandes Mendonça assumiu a Advocacia-Geral da União, após a demissão de Fábio Medina Osório.

As ministras do governo de López Obrador, que assumirá em 1 de dezembro de 2018, compõem as seguintes secretarias: Secretaria de Governo, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Secretaria de Economia, Secretaria da Função Pública, Secretaria do Trabalho e da Previdência Social e Secretaria de Cultura.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247