CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Madri levou uma surra, diz Fernando Morais

"O abismo que passa a separar a Catalunha da Espanha, hoje muito mais do que antes. E, seguramente, muitos amigos meus considerados conservadores que poderiam ser chamados de direita, que conhecem, que vivem a situação na Espanha reconhecem o seguinte. O desastre na Espanha poderia ter sido muito menor, se nāo fosse a prepotência do Partido Popular e do seu Mariano Rajoy", diz o escritor e jornalista Fernando Morais

"O abismo que passa a separar a Catalunha da Espanha, hoje muito mais do que antes. E, seguramente, muitos amigos meus considerados conservadores que poderiam ser chamados de direita, que conhecem, que vivem a situação na Espanha reconhecem o seguinte. O desastre na Espanha poderia ter sido muito menor, se nāo fosse a prepotência do Partido Popular e do seu Mariano Rajoy", diz o escritor e jornalista Fernando Morais (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Fernando Morais, no Nocaute

Bom, que o sim ia vencer, todo mundo já sabia. O que ninguém sabia era que Madri ia perder tão feio. Espancamentos, agressões, fechamento de escolas a poder de cassetete, mais de 400 pessoas feridas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até agora, já estamos no finzinho da noite e já estão me dizendo aqui que tem 700 pessoas feridas, com graus diferentes de ferimento.

E é possível ver, nós mesmos já mostramos, o grau de violência e de barbaridade da Guarda Civil que, na verdade, é a tropa federal, que está aqui com um exército de ocupação na Catalunha. Uma brutalidade contra velhinhas, velhinhos, mulheres, crianças, jogando gente pelas escadas, chutando gente caída no chão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Agora, esta é uma vitória de Pirro, em que o presidente Rajoy certamente perdeu a parada política. Os catalães estão festejando, estão nas ruas.

Aqui, em Barcelona, as praças estão tomadas. Nós vamos sair daqui do centro de imprensa para cobrir isso para vocês.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E o ódio que Madri destilou aqui na Catalunha lembra um pouco o que o golpe fez aí no Brasil, o que os golpistas fizeram no Brasil. O ódio foi tão grande que hoje a nossa equipe, a equipe do Nocaute, que estava aqui perto, em uma cidade chamada Arenys de Munt, do lado da montanha.

O nosso cinegrafista, o André, e o nosso produtor, o Xavier, que é cidadão catalão e é pro “Si” estavam cobrindo uma manifestação nesta cidade e foram confundidos, foram denunciados como se fossem infiltrados ali dentro. E só não foram espancados, nāo foram linchados graças a um jornalista catalão que foi ali intermediar. Eles saíram correndo. Foi um batismo de sangue para o Nocaute. Sangue médio, porque sangue na verdade nāo teve, nem do André, nem do Xavier.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso mostra, estou contando de uma maneira anedótica, o grau de cisão. O abismo que passa a separar a Catalunha da Espanha, hoje muito mais do que antes. E, seguramente, muitos amigos meus considerados conservadores que poderiam ser chamados de direita, que conhecem, que vivem a situação na Espanha reconhecem o seguinte. O desastre na Espanha poderia ter sido muito menor, se nāo fosse a prepotência do Partido Popular e do seu Mariano Rajoy. Até já.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO