Maduro: Chávez não estará na Venezuela para posse

Vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro informa em carta lida pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, que Hugo Chávez não poderá estar na Venezuela no dia 10 de janeiro para fazer seu juramento como presidente reeleito frente aos deputados. Parlamento venezuelano aceitou o pedido do presidente para adiamento da cerimônia de posse

Maduro: Chávez não estará na Venezuela para posse
Maduro: Chávez não estará na Venezuela para posse
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Opera Mundi - Uma carta do vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, lida pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, nesta terça-feira (08/01), informou que Hugo Chávez não poderá estar na Venezuela em 10 de janeiro deste ano para fazer seu juramento como presidente reeleito frente aos deputados. Ainda restavam dúvidas se o líder venezuelano estaria ou não nesta data no país.

Falando em nome de Chávez e citando orientações dos médicos que tratam o presidente em Havana, Maduro solicitou que os membros do parlamento venezuelano votem pedido para que o líder venezuelano faça o juramento em outro momento frente ao Tribunal Superior de Justiça, conforme indica o artigo 231 da Carta Magna venezuelana. Os deputados ainda irão votar se autorizam ou não o juramento no TSJ.

"O candidato eleito ou a candidata eleita tomará posse do cargo de Presidente ou Presidenta da República em 10 de janeiro do primeiro ano de seu período constitucional, mediante juramento ante a Assembleia Nacional. Se por qualquer motivo superveniente o Presidente ou Presidenta da República não puder tomar posse ante a Assembleia Nacional, o fará ante o Tribunal Supremo de Justiça", diz o artigo mencionado por Maduro.

Na carta, o vice-presidente venezuelano diz que "o comandante pediu informar que, de acordo com orientações médicas (...) sua recuperação deverá se estender além de 10 de janeiro. Motivo pelo qual não poderá comparecer ao juramento, constituindo um motivo superveniente (..) conforme diz o artigo 231".

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email