CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Malásia prende terceiro suspeito por ligação com assassinato de Kim Jong Nam

A polícia da Malásia fez uma terceira prisão em sua busca pelas pessoas envolvidas no assassinato do meio irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, nesta quinta-feira; terceiro suspeito, cuja nacionalidade não foi revelada, era íntimo de uma mulher indonésia que foi detida mais cedo por sua ligação com a morte de Kim Jong Nam no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur na segunda-feira, informou a polícia; Kim Jong Nam, de 46 anos, foi atacado no mesmo aeroporto na segunda-feira com o que se acredita ser um veneno de ação rápida quando estava prestes a embarcar em um voo para Macau

Homem que supostamente seria Kim Jong Nam, meio irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, durante embarque em aeroporto no Japão. 04/05/2001 REUTERS/Eriko Sugita/File Photo (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

KUALA LUMPUR (Reuters) - A polícia da Malásia fez uma terceira prisão em sua busca pelas pessoas envolvidas no assassinato do meio irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, nesta quinta-feira.

O terceiro suspeito, cuja nacionalidade não foi revelada, era íntimo de uma mulher indonésia que foi detida mais cedo por sua ligação com a morte de Kim Jong Nam no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur na segunda-feira, informou a polícia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Ele foi detido para facilitar as investigações, já que é namorado da segunda suspeita", disse Abu Samah Mat, chefe de polícia do Estado de Selangor, à Reuters.

A indonésia foi colocada sob custódia por sete dias, assim como outra mulher que portava um documento de viagem do Vietnã e que foi pega tentando deixar o país pelo terminal de embarque de voos baratos do aeroporto da capital malaia na quarta-feira, relatou a agência estatal de notícias Bernama.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Kim Jong Nam, de 46 anos, foi atacado no mesmo aeroporto na segunda-feira com o que se acredita ser um veneno de ação rápida quando estava prestes a embarcar em um voo para Macau.

Ele pediu ajuda, desmaiou e morreu a caminho do hospital.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais cedo, parlamentares da Coreia do Sul citaram a agência de espionagem do país, que suspeita que duas agentes norte-coreanas mataram Jong Nam, e fontes do governo dos Estados Unidos também disseram acreditar que assassinos da Coreia do Norte foram os responsáveis.

Kim Jong Nam havia se pronunciado publicamente contra o comando dinástico de sua família sobre o país detentor de armas nucleares, e também manifestou temor por sua segurança.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A agência de inteligência sul-coreana disse a parlamentares de Seul que o jovem e imprevisível líder norte-coreano emitiu uma "ordem permanente" para o assassinato de seu meio irmão e que houve uma tentativa fracassada de matá-lo em 2012.

Agentes norte-coreanos já mataram rivais no exterior anteriormente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A indonésia estava sozinha ao ser presa, disse a polícia. Seu passaporte trazia o nome Siti Aishah, a data de nascimento de 11 de fevereiro de 1992 e o local de nascimento como Serang, Indonésia. O Ministério das Relações Exteriores indonésio disse ter solicitado acesso consular à detida.

A primeira suspeita presa tinha documentos de viagem em nome de Doan Thi Huong, data de nascimento de maio de 1988 e o local de nascimento como Nam Dinh, no Vietnã.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Por Joseph Sipalan e Liz Lee)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO