Mandela já consegue respirar sem dificuldades

O ex-presidente da África do Sul, hospitalizado desde a última quarta-feira devido a uma infecção pulmonar, "continua a reagir ao tratamento e não sofre", informou o governo do país

Mandela já consegue respirar sem dificuldades
Mandela já consegue respirar sem dificuldades (Foto: � SIPHIWE SIBEKO / Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Da Agência Lusa

Brasília - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado desde quarta-feira (27) à noite devido a uma infeção pulmonar, já consegue "respirar sem dificuldades", disse hoje a Presidência sul-africana. Mandela, de 94 anos, foi internado após o reaparecimento de uma antiga pneumonia.

"Os médicos dizem que devido a uma infeção pulmonar, o antigo presidente Mandela desenvolveu um derrame pleural, que foi drenado. (...) Agora é capaz de respirar sem dificuldades. [O ex-presidente] continua a reagir ao tratamento e não sofre", disse a Presidência.

Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Principal símbolo da luta contra o regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz.

Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela (18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano) em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia. Em 2001, Mandela recebeu o diagnóstico de câncer de próstata. Apesar do tratamento, fez campanha em favor do combate à aids, um dos principais problemas de saúde pública na África do Sul. Em 2004, ao completar 85 anos, ele anunciou a aposentadoria.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email