Manifestantes antirracistas protestam sobre a estátua de ex-presidente dos EUA em frente à Casa Branca

Os movimentos pela derrubada de estátuas de genocidas brancos imperialistas segue forte nos EUA. Mais do que isso: chegou à Casa Branca. Manifestantes antirracismo tentaram derrubar uma estátua do ex-presidente dos EUA Andrew Jackson que fica na praça Lafayette, em frente à sede do governo americano

Estátua de Andrew Jackson
Estátua de Andrew Jackson (Foto: Tom Brenner - 22.jun.20/Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Manifestantes antirracistas foram até à praça Lafayaette, em frente à Casa Branca e tentaram derrubar a estátua do ex-presidente americano Andrew Jackson. Policiais dispersaram os protestos com bombas de gás lacrimogênio.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que “sob gritos que pediam justiça contra a morte de pessoas negras por policiais brancos, ativistas amarraram cordas na estátua de bronze em que Jackson está sobre um cavalo. Policiais agiram para afastar manifestantes e formar uma barreira em frente à praça, protegendo a estátua do sétimo presidente dos EUA (1829-1837).”

A matéria ainda relata que “Jackson era um general do Exército americano, muitas vezes comparado ao presidente Donald Trump principalmente pelo estilo populista. Ele era conhecido por tratar os nativos americanos de maneira severa, e assinou a Lei de Remoção dos Indígenas, que levou à realocação e morte de milhares deles no país.”

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247