Markus Sokol: não é o Brasil que tem que colocar ordem na Venezuela

Em entrevista à TV 247, o membro da Executiva Nacional do PT Markus Sokol diz que a posição mais prudente do governo brasileiro seria não intervir na operação dos EUA à Venezuela, propor a paz e dificultar a guerra; especialista sobre a situação do Haiti, ele também analisa a atual situação no país, onde a população está nas ruas há duas semanas

Markus Sokol: não é o Brasil que tem que colocar ordem na Venezuela
Markus Sokol: não é o Brasil que tem que colocar ordem na Venezuela

247 - O economista e membro da Executiva Nacional do PT, Markus Sokol, afirma que a atual situação na Venezuela é algo novo na América Latina, na qual o brasil não deveria intervir. Ele concedeu entrevista à TV 247 na última sexta-feira 22.

"O cenário que se desenha é algo que nesse continente não se tinha visto. Já não se trata de substituir o governo para um governo mais simpático e servil aos americanos. Se trata de colocar as tropas americanas em zonas petrolíferas". disse Sokol sobre o que ele disse se chamar de "apropriação de regiões", declarou.

Segundo ele, analistas acreditam que os americanos esperavam um racha na cadeia de comando das Forças Armadas da Venezuela que não se confirmou. "Isso não aconteceu e não vai acontecer de hoje para amanhã". Sokol também disse que é possível duvidar de uma queda do governo do presidente Nicolás Maduro.

Sobre a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, Markus Sokol, que também participou da delegação ao Haiti pela retirada das tropas brasileiras da Minustah, em 2008, disse que a ajuda efetiva ao povo não se concretizou. "A solução para o Haiti era melhorar a condição de vida do povo mas isso não aconteceu. Se mantiveram tropas lá mas não a ajuda efetiva foi pífia", avalia.

Markus Sokol afirmou que havia muitos casos de violência ao povo haitiano por parte das tropas estrangeiras, e que o Brasil se ausentava da responsabilidade mesmo "comandando a farra toda".

Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista na íntegra:

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247