CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Medidas anunciadas por Macron não satisfazem 'coletes amarelos', que fazem 24° protesto

Dois dias após os anúncios do presidente Emmanuel Macron em resposta à crise social na França, os "coletes amarelos" voltaram a mobilizar-se neste sábado (27) com manifestações, principalmente em Paris e Estrasburgo (nordeste)

Medidas anunciadas por Macron não satisfazem 'coletes amarelos', que fazem 24° protesto (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RFI - Dois dias após os anúncios do presidente Emmanuel Macron em resposta à crise social na França, os "coletes amarelos" voltaram a mobilizar-se neste sábado (27) com manifestações, principalmente em Paris e Estrasburgo (nordeste).

Na quinta-feira (25) à noite, o presidente francês anunciou em uma coletiva de imprensa um conjunto de medidas destinadas a aumentar o poder de compra das classes média e pobre. As propostas não convenceram os "coletes amarelos".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há cinco meses, os "coletes amarelos" reivindicam todos os sábados mais justiça social e fiscal, em protestos por vezes marcados de violência.

Segundo as autoridades, cerca de 23.600 pessoas participaram dos protestos em todo o país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Coletes vermelhos e amarelos

Na capital francesa, os coletes amarelos se dividiram em dois blocos. O primeiro, com reforço do sindicato CGT, que chamou seus militantes vestidos de coletes vermelhos, fez o trajeto da região de Montparnasse em direção à Place d'Italie, no sul da capital.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O poder de compra deve ser o bastante para viver dignamente, comer, dar de comer aos filhos, ter onde morar em um país rico. Como militante sindicalista, eu tenho reivindicações. E são as mesmas dos coletes amarelos", disse o sindicalista Eric à RFI em Paris.

Outros manifestantes fizeram um percurso passando pelas sedes dos principais meios de comunicação com sede na capital, em protesto ao tratamento do movimento pela mídia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Violência

Em Estrasburgo, no nordeste da França, os protestos foram mais tensos, devido à participação de arruaceiros blac blocks. A prefeitura proibiu protestos em partes do centro histórico da cidade, com como na estação de trem e nas proximidades das instituições europeias, como o Parlamento europeu.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em Toulouse (sudoeste), um protesto foi convocado no centro da cidade, apesar do fato de que as manifestações na Praça do Capitólio, no centro histórico, terem sido proibidas novamente. Os "coletes amarelos" também foram às ruas de Montpellier e Marselha. Em Lille (norte), Rennes (oeste) ou Rouen (noroeste), as manifestações também foram proibidas nos centros das cidades.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO