Milhares marcham contra Trump no México

Dezenas de milhares de manifestantes vestidos de branco, convocados por uma centena de organizações civis, marcharam em diversas cidades do México neste domingo contra o "ataque" do presidente dos EUA, Donald Trump, revelou à Sputnik o membro da comissão organizadora do movimento #VibraMéxico, Edgar Cortez

Manifestantes protestam contra Trump no México
Manifestantes protestam contra Trump no México (Foto: Giuliana Miranda)

Da Sputnik Brasil

Dezenas de milhares de manifestantes vestidos de branco, convocados por uma centena de organizações civis, marcharam em diversas cidades do México neste domingo contra o "ataque" do presidente dos EUA, Donald Trump, revelou à Sputnik o membro da comissão organizadora do movimento #VibraMéxico, Edgar Cortez.

"Há um mar de gente, é difícil quantificar, são dezenas de milhares, e o mesmo acontece em todos lugares emblemáticos do país", disse o diretor do Instituto Mexicano de Direitos Humanos e Democracia (IMDHyD), enquanto partia a marcha principal em direção ao obelisco El Ángel de la Independencia, em frente à embaixada dos Estados Unidos.

A multidão carregava bandeiras do México um letreiro composto por três frases em um fundo branco: # VibraMéxico, Stop Trump e #Respeto ao México. A marcha passou pela avenida Paseo de la Reforma, que atravessa a capital mexicana.

"O protesto é plural e não partidário, possui uma base comum contra a agenda de redução dos direitos do presidente Trump. Pedimos ao nosso governo para cumprir a agenda democrática e do respeito pelos direitos humanos", disse o interlocutor da agência, que também é advogado das vítimas de violações das liberdades civis.

"Há uma pluralidade de mensagens destinadas a Trump, a começar pela rejeição ao muro da fronteira e até mesmo exigindo a renúncia do (presidente mexicano Enrique) Peña Nieto. São protestos compreensíveis, pois há um conflito interno com as autoridades mexicanas", disse Cortez.

Outro protesto foi realizado ao mesmo tempo, no monumento a Benito Juarez, pedindo mais combate ao crime organizado. Este movimento se recusou a criticar o governo mexicano, argumentando que o presidente Peña Nieto "precisa de apoio para negociar com Trump".

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247