CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Moscou denuncia nova era de caça às bruxas nos EUA

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira (3) que os Estados Unidos estão passando por uma nova onda de macartismo devido ao escândalo gerado pelos encontros entre o procurador-geral norte-americano Jeff Sessions e o embaixador russo nos EUA, e lamentou a falta de diálogo substancial com Washington

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira (3) que os Estados Unidos estão passando por uma nova onda de macartismo devido ao escândalo gerado pelos encontros entre o procurador-geral norte-americano Jeff Sessions e o embaixador russo nos EUA, e lamentou a falta de diálogo substancial com Washington (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik Brasil - O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira (3) que os Estados Unidos estão passando por uma nova onda de macartismo devido ao escândalo gerado pelos encontros entre o procurador-geral norte-americano Jeff Sessions e o embaixador russo nos EUA, e lamentou a falta de diálogo substancial com Washington.

Sessions renunciou na quinta-feira (2) a participar de qualquer investigação sobre os supostos contatos entre Moscou e a equipe do presidente Donald Trump, após as revelações feitas pelo jornal Washington Post de que, quando era senador, esteve por duas vezes com o embaixador Sergei Kislyak, durante a campanha eleitoral de 2016, e não mencionou o fato em suas audiências de confirmação no Senado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lavrov ressaltou que os contatos com funcionários e legisladores locais fazem parte das funções de um embaixador, e acrescentou que a pressão sobre Sessions "se assemelha a uma caça às bruxas ou à época do macartismo, que achávamos ter ficado no passado nos Estados Unidos como país civilizado".

Na década de 1950, o senador Joseph McCarthy liderou uma “caça às bruxas” contra supostos infiltrados comunistas no governo dos EUA, que foi amplamente baseada em acusações infundadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Trump acusou os democratas em uma declaração na quinta-feira à noite. "Eles perderam a eleição e agora perderam toda noção da realidade. A história real é a dos vazamentos ilegais de informações confidenciais e de outros tipos. É uma total caça às bruxas!"

O chanceler russo disse em entrevista coletiva que Moscou não vai imitar os EUA, mas acrescentou que "se aplicássemos o mesmo princípio às atividades e contatos do embaixador (dos EUA, John) Tefft na Rússia, seria um quadro muito engraçado".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em mensagem sarcástica no Facebook, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russa, Maria Zhakarova, disse que ao cruzar com Tefft na antecâmara do ministério, advertiu-o de que ele corria o risco de se encontrar com diplomatas russos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ante um pedido de declaração, o porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov, disse que não tinha “nada a acrescentar à extensa explicação do Presidente Trump".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO