CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Obama se diz "chocado" com vídeo da morte de jovem negro

Presidente norte-americano, Barack Obama, disse ter ficado "profundamente chocado" com o vídeo que mostra um policial branco disparando 16 tiros contra um jovem negro em Chicago; incidente ocorreu há mais de um ano, mas as imagens foram divulgadas somente agora; "Como inúmeros norte-americanos, estou profundamente chocado com as imagens que mostram os disparos contra Laquan McDonald, de 17 anos", postou Obama no Facebook; após o vídeo ser divulgados foram registrados diversos protestos em Chicago

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em discurso na Casa Branca, em Washington, nesta quarta-feira. 25/11/2015 REUTERS/Carlos Barria (Foto: Paulo Emílio)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lusa - O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou nessa quarta-feira (25) que ficou "profundamente chocado" com o vídeo que mostra um policial branco disparando 16 balas contra um jovem negro em Chicago. O acidente ocorreu há mais de um ano.

"Como inúmeros norte-americanos, estou profundamente chocado com as imagens que mostram os disparos contra Laquan McDonald, de 17 anos", escreveu Obama em sua página oficial no Facebook.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Neste Dia de Ação de Graças, peço a todos que guardem aqueles que sofreram trágicas perdas nos pensamentos e orações e que agradeçam à esmagadora maioria de homens e mulheres que protegem as nossas comunidades com honra", afirmou o presidente.

Centenas de pessoas saíram terça-feira (24) às ruas para protestar, após a divulgação do vídeo. As manifestações ocorreram de forma pacífica, marcadas pelo grito "16 shots" ("16 disparos"), em referência ao número de balas com que o jovem McDonald foi atingido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As autoridades judiciárias anunciaram que vão acusar o policial Jason Van Dyke, de 37 anos, acusado de ser o autor dos disparos.

Este é o primeiro caso, em 35 anos, na cidade de Chicago, em que um policial é acusado de homicídio quando estava em serviço, segundo a imprensa local.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

McDonald, de 17 anos, foi morto em 20 de outubro de 2014, após encontro com o agente Van Dyke, da polícia de Chicago, que assegurou que o jovem estava armado com uma faca.

No vídeo, divulgado terça-feira, vê-se McDonald correndo, aparentemente para se afastar de um grupo de agentes, quando foi atingido pela primeira vez. Depois, aparece estendido no chão, onde é baleado diversas vezes. Um agente não identificado aproxima-se e chuta uma pequena faca que McDonald segurava na mão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A polícia considera que Van Dyke disparou por temer pela sua vida e acrescenta que McDonald, cuja autópsia revelou indícios de drogas, comportou-se de forma errada e não atendeu às ordens dos agentes para que largasse a faca.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO