Palestinos dizem que plano de paz dos EUA fracassará

A Palestina afirma que o plano de paz dos Estados Unidos para resolver o conflito palestino-israelense fracassará totalmente devido à posição pró-israelense de Washington

Palestina
Palestina (Foto: Reinaldo)

247, com HispanTV - “Sem o respeito às resoluções das cúpulas árabes, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, do direito internacional, e sobretudo sem o acordo do povo palestino e a aprovação do presidente Mahmud Abas, [os EUA] fracassarão e só desestabilizarão ainda mais a região", disse neste sábado (16) Nabil Abu Rudeina, porta-voz do presidente palestino sobre o plano apresentado pelos Estados Unidos.

Com estas declarações, Rudeina se referiu ao giro previsto para a próxima semana do conselheiro especial e genro do presidente estadunidense, Donald Trump, Jared Kushner, e do enviado do presidente para o Oriente Médio, Jason Greenblatt, que viajarão aos territórios ocupados por Israel à Arábia Saudita, ao Egito, Jordânia e Catar para falar sobre o plano de paz estadunidense e da situação na Faixa de Gaza.

O porta-voz palestino considera “sem sentido” este suposto plano de paz dos EUA e afirma que a série de reuniões anteriormente realizadas a este respeito por Washington foram "uma perda de tempo" porque não tinham o apoio dos palestinos.

"É uma perda de tempo e está destinado a fracassar, enquanto prossiga o intento de eludir as instituições palestinas legítimas" e enquanto seja feito "sem o acordo do povo palestino", acrescenta.

Rudeina afirmou na quarta-feira passada que qualquer plano que não inclua uma capital palestina em Jerusalém ou aborde o tema dos refugiados palestinos não terá êxito, segundo a agência oficial de notícias Wafa.

Depois da polêmica decisão dos EUA, em 14 de maio, de transferir sua embaixada a Jerusalém, os palestinos dizem que essa medida desqualifica Washington como mediador imparcial entre eles e os israelenses, já que Washinton deixou clara a sua posição pró-israelense.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247