Papa defende educação sexual nas escolas: 'sexo não é monstro'

O Papa Francisco disse nesta segunda que o sexo não é um "monstro" e que é preciso ter aulas de educação sexual nas escolas; para o Papa, "o ideal" é que as primeira noções de educação sexual "comecem em casa, com os pais. Nem sempre é possível por causa de muitas situações familiares, ou porque não sabem como fazê-lo. A escola compensa isso e deve fazê-lo" -a afirmação é o oposto do que prega o movimento Escola Sem Partido, que tem como um de seus pilares os fundamentalistas católicos

Papa defende educação sexual nas escolas: 'sexo não é monstro'
Papa defende educação sexual nas escolas: 'sexo não é monstro'
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O papa Francisco disse nesta segunda-feira (28) que o sexo não é um "monstro" e que é preciso ter aulas de educação sexual nas escolas. A declaração foi dada a jornalistas durante o voo que o levou de volta à Itália após uma viagem de cinco dias ao Panamá, onde presidiu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2019. Para o Papa, "o ideal" é que as primeira noções de educação sexual "comecem em casa, com os pais. Nem sempre é possível por causa de muitas situações familiares, ou porque não sabem como fazê-lo. A escola compensa isso e deve fazê-lo" -a afirmação é o oposto do que prega o movimento Escola Sem Partido, que tem como um de seus pilares os fundamentalistas católicos.

Segundo o santo padre, "é o dom de Deus para amar e se alguém o usa para ganhar dinheiro ou explorar o outro, é um problema diferente". "Precisamos oferecer uma educação sexual objetiva, como é, sem colonização ideológica", completou. 

Ele ainda diz que se "nas escolas se dá uma educação sexual embebida de colonizações ideológicas" e que tal fato "destrói a pessoa". "O sexo como dom de Deus deve ser educado, não rigidamente. Educado, de 'educere', para fazer emergir o melhor da pessoa e acompanhá-la no caminho", afirma. 

O Papa reforça que "o problema está nos responsáveis ​​pela educação, seja a nível nacional, seja local, como também em cada unidade escolar: quem são os professores para isso, que livros de textos usar"."Eu vi de todos os tipos, há coisas que amadurecem e outras que causam danos. Precisamos dar educação sexual para as crianças", disse o Papa. 

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247