Para ganhador de prêmio Nobel, Bolsonaro é um risco à democracia

Para o ganhador do Prêmio Nobel de Economia e professor da Universidade de Yale, Robert Shiller, a candidatura de extrema direita de Jair Bolsonaro representa um risco à democracia no Brasil; "Temos visto uma onda de apoio público a governos extremamente autoritários que suprimem os direitos humanos. Vemos a mesma coisa acontecendo aqui nos EUA. Tanto o Brasil quantos os EUA são dois grandes países. E, para mantê-los assim, precisamos ficar vigilantes na defesa da tolerância e da democracia", disse

Para ganhador de prêmio Nobel, Bolsonaro é um risco à democracia
Para ganhador de prêmio Nobel, Bolsonaro é um risco à democracia

247 - Para o ganhador do Prêmio Nobel de Economia e professor da Universidade de Yale, Robert Shiller, a candidatura de extrema direita de Jair Bolsonaro representa um risco à democracia no Brasil. Em um vídeo, gravado apedido de estudantes brasileiros bolsistas nos Estados Unidos, Shiller destaca que nos últimos tempos "temos visto uma onda de apoio público a governos extremamente autoritários que suprimem os direitos humanos. Vemos a mesma coisa acontecendo aqui nos EUA. Tanto o Brasil quantos os EUA são dois grandes países. E, para mantê-los assim, precisamos ficar vigilantes na defesa da tolerância e da democracia".

Robert Shiller ganhou o prêmio Nobel de economia em 2003, juntamente com o britânico Clive Granger. Juntos, eles desenvolveram pesquisas e métodos de propriedades de volatilidade de séries temporais na economia, aplicados aos mercados financeiros de todo o mundo. A teoria, segundo a Real Academia de Ciências da Suécia, permite entender a alternância do mercado financeiro entre períodos de calmaria e turbulência.

No ano passado. Schiller já havia criticado o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao alertar sobre a "ilusão" dos investidores em superestimar a sua imagem como um especialista em fazer negócios vantajosos. 

Veja o vídeo. 

 

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247