Para Trump, cúpula em Helsinque com Putin foi "ainda melhor" que encontro com Otan

O presidente norte-americano, Donald Trump, descreveu sua reunião de segunda-feira com o presidente russo, Vladimir Putin, de maneira positiva e tentou desacreditar a visão amplamente difundida de que o dia que passou com Putin em Helsinque, na Finlândia, foi prejudicial para os Estados Unidos

Para Trump, cúpula em Helsinque com Putin foi "ainda melhor" que encontro com Otan
Para Trump, cúpula em Helsinque com Putin foi "ainda melhor" que encontro com Otan (Foto: REUTERS/Grigory Dukor)

WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano, Donald Trump, descreveu sua reunião de segunda-feira com o presidente russo, Vladimir Putin, de maneira positiva e tentou desacreditar a visão amplamente difundida de que o dia que passou com Putin em Helsinque, na Finlândia, foi prejudicial para os Estados Unidos.

“Embora eu tenha tido uma ótima reunião com a Otan, arrecadando vastas quantias de dinheiro, tive uma reunião ainda melhor com Vladimir Putin, da Rússia”, tuitou Trump nesta terça-feira.

“Infelizmente, não está sendo noticiado desta maneira - as fake news estão à toda!”

A coletiva de imprensa de Trump ao lado de Putin, na qual refutou avaliações da inteligência dos EUA segundo as quais a Rússia interferiu na eleição de 2016, atraiu críticas de membros dos dois partidos políticos norte-americanos, que disseram que ele colocou os interesses russos acima daqueles de seu país.

Na semana passada Trump se encontrou com aliados da Otan, pressionando-os para que aumentem seus gastos com a defesa. Em outro tuíte publicado nesta terça-feira, ele assumiu o mérito pela força da entidade, dizendo que ela está mais bem financiada “só por minha causa”.

“Tive uma ótima reunião com a Otan”, disse ele no mesmo tuíte. “A Otan estava fraca, mas agora está forte de novo (ruim para a Rússia). A mídia só diz que fui rude com os líderes, nunca menciona o dinheiro!”

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247