Paraguai: Partido de Franco perde nas pesquisas

Político estreante Horacio Cartes lidera a disputa eleitoral pela Presidência no país, marcada para 21 de abril, quando ele pretende levar o Partido Colorado de volta ao poder depois de quatro anos

Paraguai: Partido de Franco perde nas pesquisas
Paraguai: Partido de Franco perde nas pesquisas
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

ASSUNÇÃO, 5 Abr (Reuters) - O político estreante Horacio Cartes lidera a disputa eleitoral pela Presidência do Paraguai, marcada para 21 de abril, quando ele pretende levar o Partido Colorado de volta ao poder depois de quatro anos, mostrou uma pesquisa de opinião nesta sexta-feira.

Cartes, um milionário de 56 anos, aparece com 37,6 por cento de apoio contra 31,7 por cento do advogado de 50 anos Efrain Alegre, do Partido Liberal, segundo levantamento feito junto a 1.846 eleitores pela First Analysis and Research.

O Partido Liberal, de centro-direita, assumiu a Presidência, em junho, quando o Congresso aprovou o impeachment do presidente de esquerda Fernando Lugo, ex-bispo católico.

As plataformas de Cartes e Alegre são semelhantes. Os dois principais candidatos oferecem políticas favoráveis ao mercado e apoiam o uso de sementes de soja geneticamente modificadas para promover o essencial setor agrícola do Paraguai.

Um dos países mais pobres da América do Sul, o Paraguai é o quarto maior exportador mundial de soja. Foi governado pelo Partido Colorado durante seis décadas, até Lugo assumir o poder em 2008.

Em terceiro lugar com 10,9 por cento de apoio dos eleitores está o apresentador de TV Mario Ferreiro, que lidera a coalizão Avanza Pais, de partidos de esquerda.

A pesquisa tem uma margem de erro de 2,9 por cento e foi publicada na sexta-feira no jornal ABC Color.

(Reportagem de Daniela Desantis)

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247