Parlamento Europeu elogia intervenção da Espanha na Catalunha

Para o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, intervenção da Espanha na Catalunha "era a coisa certa a se fazer"

Parlamento europeu
Parlamento europeu (Foto: Leonardo Attuch)

Da Agência Sputinik

Para o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, intervenção da Espanha na Catalunha "era a coisa certa a se fazer".

Falando a repórteres após participar de um fórum sobre o futuro da Europa realizado no Vaticano, Tajani disse que "ninguém nunca vai reconhecer a independência da Catalunha" e chamou o plebiscito realizado na região de "ilegal". Anteriormente, o italiano já tinha se negado a receber Carles Puigdemont, dizendo que "não é competência do Parlamento Europeu fazer qualquer mediação" na crise espanhola.

"Sempre recebi qualquer um que queira reunir-se comigo (…), mas a Catalunha não é um país, quero que isso fique claro, a Catalunha é uma comunidade autônoma que é parte da Espanha", acrescentou.

Na fala deste sábado, o líder europeu pediu a restauração do Estado de Direito espanhol e clamou por um diálogo que possa ajudar a resolver "a situação difícil" atual. "Isso não significa que a União Europeia poderia mediar, porque esse é um assunto interno espanhol", voltou a afirmar.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247