Partido Comunista debate situação econômica e combate à corrupção na China

A direção do Partido Comunista da China discute em reunião de trabalho sobre os rumos da economia em 2020. Os dirigentes comunistas debateram também sobre o combate à corrupção

Xi Jinping
Xi Jinping (Foto: Xinhua)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Xinhua - O Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) realizou uma reunião na sexta-feira (7) para analisar e estudar o trabalho econômico para o ano de 2020 e fazer planos para melhorar a conduta, forjar a integridade assim como combater a corrupção.

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCC, presidiu a reunião.

Enfrentando a situação complicada de crescentes riscos e desafios tanto no país como no exterior este ano, a China manteve o desenvolvimento econômico e social sustentado e sólido, disse a reunião.

Importantes passos foram dados na reforma e abertura com aprofundada reforma estrutural no lado da oferta, e foram obtidos avanços na inovação científica e tecnológica, apontou a reunião.

"O ano 2020 será o ano para concluir a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, e também o ano final para o 13º Plano Quinquenal. A China deve alcançar sua primeira meta centenária", disse a reunião.

A reunião pediu pela adoção do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era como guia e trabalhar duramente para garantir que as tarefas sejam bem completadas.

"A tendência básica de crescimento estável de longo prazo para a economia da China permanece inalterada no momento e no futuro", indicou a reunião, enfatizando transformar a pressão externa em motivação para aprofundar reforma e ampliar abertura, e concentrar em lidar bem com assuntos próprios da China.

Enfatizando o quadro de política de manter as políticas macroeconômicas estáveis e políticas microeconômicas flexíveis, e de garantir que as políticas sociais cobrem as necessidades básicas das pessoas e o bem-estar dos desfavorecidos, a reunião sublinhou o controle macroeconômico preventivo, direcionado e efetivo, assim como a adoção de ferramentas de ajuste anticíclico.

A reunião assinalou mais esforços para construir um sistema econômico moderno, fortalecer o desenvolvimento de alta qualidade da agricultura, manufatura e as indústrias terciárias, e promover o poder da ciência e tecnologia e capacidade de inovação, assim como aprofundar as reformas no sistema econômico a fim de alcançar um nível mais alto de abertura.

A reunião pediu que se transforme a força institucional do Partido em liderar o trabalho econômico em uma governança mais efetiva como sublinhada na quarta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCC.

Sob a forte liderança do Comitê Central do PCC, a Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do PCC, a Comissão Nacional de Supervisão e seus órgãos locais fortaleceram suas tarifas supervisoras, implementaram a decisão de oito pontos em melhorar a conduta do Partido e do governo, tomaram medidas contra a prática do formalismo e burocracismo, e conduziram inspeção política e retificação, disse a reunião.

Ele disse que esforços foram intensificados para lidar com a corrupção que acontece na cara das pessoas, e consolidar a vitória extensa na luta contra corrupção.

Esforços também foram feitos para aprofundar reforma da inspeção disciplinar e do sistema de supervisão e construir um contingente de funcionários anticorrupção que são leais ao Partido, tenham integridade moral e demonstrem um sentimento agudo de responsabilidade, apontou a reunião.

A quarta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCC fez novos requisitos na promoção da governança total e rigorosa do Partido.

A reunião pediu que a inspeção disciplinar e o trabalho de supervisão fortaleçam as inspeções e supervisão sobre o exercício do poder, promovam de maneira abrangente o sistema sob o qual funcionários "não ousem, são incapazes de e não tenham nenhum desejo para cometer atos de corrupção", e treinem uma equipe de inspeção disciplinar para defender a realização da primeira meta centenária.

Em uma reunião anterior do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, Xi foi informado do trabalho da CCID em 2019 e das preparações para a próxima quarta sessão plenária da comissão, programada para 13, 14 e 15 de janeiro de 2020.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247