Pela primeira vez, uma mulher governará a Cidade do México

Claudia Sheinbaum, 55, será a primeira mulher a governar a Cidade do México (com status de Estado), segundo os resultados preliminares divulgados pelo INE (órgão eleitoral); o Partido da Revolução Democrática, também de esquerda, deixa o cargo; dissidentes da legenda fundaram o Morena, sigla de Claudia e do presidente eleito Andrés Manuel López Obrador (AMLO)

Pela primeira vez, uma mulher governará a Cidade do México
Pela primeira vez, uma mulher governará a Cidade do México (Foto: Reprodução)

247 - Engenheira energética formada pela Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM, Claudia Sheinbaum, 55, será a primeira mulher a governar a Cidade do México (com status de Estado), segundo os resultados preliminares divulgados pelo INE (órgão eleitoral).

O Partido da Revolução Democrática), também de esquerda, deixa o cargo. Os dissidentes da legenda fundaram o Morena, sigla de Claudia e do presidente eleito Andrés Manuel López Obrador (AMLO).

A futura governadora foi secretária de meio ambiente quando AMLO foi chefe de governo da Cidade do México (2000 a 2005).O partido dominava a chefia de governo da capital há duas décadas.

Antes dela, somente uma outra mulher havia ocupado o cargo, mas de forma temporária - Rosario Robles assumiu interinamente quando o socialista Cuauhtémoc Cárdenas estava em campanha eleitoral para a Presidência. Foi derrotado.

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247