CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Perón é protagonista na reta final da campanha argentina

Histórico general Juan Domingo Perón, que por anos comandou a Argentina, continua presente nas eleições do País e é referência para os três principais candidatos que disputam a presidência; mesmo morto há 41 anos, Perón virou protagonista na reta da final da campanha principalmente no 17 de outubro, o dia da Lealdade Peronista; todos os principais candidatos, Daniel Scioli, Sergio Massa e Mauricio Macri, de uma forma ou de outra, utilizaram a imagem e a história de Perón para turbinar suas campanhas e ganhar popularidade neste final de pleito

Histórico general Juan Domingo Perón, que por anos comandou a Argentina, continua presente nas eleições do País e é referência para os três principais candidatos que disputam a presidência; mesmo morto há 41 anos, Perón virou protagonista na reta da final da campanha principalmente no 17 de outubro, o dia da Lealdade Peronista; todos os principais candidatos, Daniel Scioli, Sergio Massa e Mauricio Macri, de uma forma ou de outra, utilizaram a imagem e a história de Perón para turbinar suas campanhas e ganhar popularidade neste final de pleito (Foto: José Barbacena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O histórico general Juan Domingo Perón, que por anos comandou a Argentina, continua presente nas eleições do País e é referência para os três principais candidatos que disputam a presidência. Mesmo morto há 41 anos, Perón virou protagonista na reta da final da campanha principalmente no 17 de outubro, o dia da Lealdade Peronista.

Todos os principais candidatos; Daniel Scioli, Sergio Massa e Mauricio Macri, de uma forma ou de outra, utilizaram a imagem e a história de Perón para turbinar suas campanhas e ganhar popularidade neste final de pleito. Scioli, líder nas pesquisas e candidato pela kirchnerista Frente para a Vitória (FpV), discursou no município de La Matanza, o de maior peso eleitoral da província de Buenos Aires, que concentra 37,5% dos eleitores do país. Ao pedir que os trabalhadores se unam, parafraseou Perón em um discurso de exatos 70 anos atrás.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O candidato é representante - a contragosto - do peronismo progressista encarnado pelos seguidores de Néstor e Cristina Kirchner. Esportista, chegou à política por meio do também peronista Carlos Menem, que introduziu o neoliberalismo na já ampla carteira de possibilidades dentro do movimento peronista.

Sergio Massa também fez questão de explorar sua origem peronista. O candidato da Frente UNA (Unidos por uma Nova Alternativa), no entanto, é marcado pela antítese do que se celebra na data: a traição. Terceiro colocado em uma disputa acirrada por um segundo lugar, Massa foi eleito prefeito de Tigre, município da área metropolitana de Buenos Aires, em 2007.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2008, foi Chefe de Gabinete de Cristina Kirchner. Rompeu com a mandatária e, em 2013, foi eleito deputado pela Frente Renovadora, fundada por ele. No último dia 17, na província de Jujuy, Massa homenageou Perón com uma oferenda de flores depositada em um busto do general. O ato foi realizado ao lado de um político da UCR (União Cívica Radical), partido mais antigo da Argentina e opositor histórico do peronismo. Em um abraço com o representante do radicalismo, Massa resgatou outro símbolo da história peronista: repetiu o gesto que uniu o líder do movimento popular e o dirigente radical Ricardo Balbín, em 1972.

Já o segundo colocado, Mauricio Macri, da aliança Cambiemos (Mudemos, em tradução livre), poderia facilmente ser identificado como um "gorila" - representante da direita anti-povo, muitas vezes sinônimo de anti-peronista. Mas, como profetizou o filósofo e um dos grandes estudiosos do peronismo, Juan Pablo Feinmann, "o povo da Capital Federal votou em um filho de empresário (que se não é peronista pode vir a ser a qualquer momento) para que os retire da paisagem urbana e os deposite na periferia".
Prefeito de Buenos Aires desde 2007, ex-presidente do Boca Juniors e nascido em uma família de empresários, Macri flerta com o peronismo em declarações públicas há alguns meses.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(com informações do Opera Mundi)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO