Presidente da China pede intensificação da luta contra pobreza

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu maiores esforços para vencer a batalha contra a pobreza dentro do prazo estabelecido e realizar a meta de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos;  Xi fez a declaração durante uma viagem de inspeção ao Município de Chongqing, no sudoeste do país, de segunda a quarta-feira (17)

Presidente da China pede intensificação da luta contra pobreza
Presidente da China pede intensificação da luta contra pobreza

247 - O presidente chinês, Xi Jinping, pediu maiores esforços para vencer a batalha contra a pobreza dentro do prazo estabelecido e realizar a meta de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos. Xi fez a declaração durante uma viagem de inspeção ao Município de Chongqing, no sudoeste do país, de segunda a quarta-feira (17).

Durante a inspeção, Xi também presidiu um simpósio em que pronunciou um discurso sobre os problemas referentes às necessidades básicas de vida da população rural carente e seu acesso à educação compulsória, serviços médicos básicos e moradia segura.

Depois de chegar a Chongqing, o presidente fez na segunda-feira uma viagem de mais de três horas, de trem e depois de carro, para uma aldeia montanhosa no distrito autônomo da etnia Tujia de Shizhu.

Ao visitar uma escola primária na aldeia, Xi garantiu que os meninos nas regiões montanhosas carentes terão acesso à escola e a uma infância feliz.

As pessoas que seguem vivendo abaixo da linha da pobreza ou que retornaram à pobreza por questões de saúde devem ser a prioridade dos projetos de alívio da pobreza, disse Xi, acrescentando que devem ter o suporte de subsídios mínimos de subsistência, seguro saúde e assistência médica, entre outros.

"Nenhuma pessoa deve ser deixada para atrás na construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos", disse Xi. "O socialismo significa desenvolvimento. O desenvolvimento deve servir à prosperidade comum de todos", indicou.

Os membros e quadros do PCC devem trabalhar na linha de frente na luta contra a pobreza, assinalou Xi.

No simpósio realizado na tarde de terça-feira, Xi disse que o requerimento básico e o indicador chave para o objetivo de erradicação da pobreza até 2020 são que as pessoas rurais carentes não se preocupem com alimentação e vestuário e tenham acesso à educação obrigatória, a serviços médicos básicos e a uma moradia segura.

Nesta etapa crucial para vencer a batalha contra a pobreza, os chefes dos comitês do Partido e dos governos de nível provincial devem assumir suas responsabilidades, assinalou.

São necessários esforços para elaborar medidas detalhadas e concretas, focar nas famílias genuinamente carentes e evitar que os que saíram da pobreza retornem, disse Xi.

Além de aprofundar a campanha anticorrupção e contra as condutas impróprias no programa de alívio da pobreza, Xi também pediu uma indenização oportuna e apoio de longo prazo para as famílias dos funcionários que sacrificaram suas vidas pela causa.

Depois de acompanhar os relatórios de trabalho dos funcionários do Partido e do governo de Chongqing na manhã da quarta-feira, Xi disse esperar que Chongqing atue como um importante motor para impulsionar o desenvolvimento da região oeste da China na nova era, desempenhe um papel de liderança na promoção da construção conjunta do Cinturão e Rota, e se torne um modelo para promover o desenvolvimento ecológico do Cinturão Econômico do Rio Yangtzé.

Xi pediu a Chongqing para tomar a liderança na região oeste para promover com firmeza a reforma e a abertura e se preparar meticulosamente para a realização dos eventos de celebração do 70º aniversário da fundação da República Popular da China.

Os funcionários devem resolver os assuntos estreitamente relacionados com a vida do povo, como educação, emprego, previdência social, serviço de saúde, moradia, proteção do meio ambiente e segurança pública, disse.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247