CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Presidente da Sérvia relembra a agressão da Otan à Iugoslávia

Bombardeio ocorreu há 24 anos, marcando o início do morticínio

Presidente sérvio, Aleksandar Vucic (Foto: Sputnik / Assessoria de Imprensa da Chancelaria da Rússia)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

BELGRADO, TASS – A OTAN deve responder pela agressão contra a República Federal da Iugoslávia em 1999, disse o presidente sérvio Aleksandar Vucic, falando em eventos comemorativos que marcam o 24º aniversário da agressão da Otan contra a Iugoslávia.

"Faz 24 anos que você destruiu nosso território, matou 79 crianças, 2.500 cidadãos, não apenas civis, mas também soldados e policiais. Quem é você para matar nossos soldados e policiais em seu próprio território e em seu próprio país? você tem o direito de matar nossos soldados e nossos policiais? Quem te deu esse direito?" disse o chefe de estado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Você não impediu nenhum desastre humanitário. Você armou grupos rebeldes em um país livre e soberano, que não pisou no território de outro país", apontou Vucic.

O presidente sérvio também afirmou que a República só esquecerá a agressão da OTAN em 1999 quando todos os sérvios forem exterminados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Sérvia comemora o 24º aniversário da agressão da Otan contra a Iugoslávia. O evento comemorativo central deste ano acontece em Sombor, onde a primeira bomba caiu em 1999 e o primeiro cidadão sérvio morreu. O presidente sérvio Aleksandar Vucic, o presidente da Republika Srpska, o patriarca sérvio Porfirije e milhares de cidadãos foram participantes do comício e espectadores da apresentação teatral em Sombor.

A agressão da Otan contra a República Federal da Iugoslávia começou em 24 de março de 1999 e durou 78 dias. A principal razão para a operação ofensiva da OTAN 'Força Aliada' foi impedir o genocídio da população albanesa em Kosovo. Segundo a Otan, durante a operação, a aviação dos países da OTAN realizou 38.000 voos militares, sendo mais de 10.000 deles destinados ao lançamento de bombas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo informações sérvias, como resultado do bombardeio, 3.500 a 4.000 pessoas foram mortas e cerca de 10.000 ficaram feridas, dois terços das quais eram civis. Os danos materiais totalizaram 100 bilhões de dólares. Durante os três meses de bombardeio da Iugoslávia pela Otan, 15 toneladas de urânio empobrecido foram lançadas em obuses no território da Sérvia. Durante os primeiros dez anos após os atentados, 30.000 pessoas contraíram câncer, 10.000 a 18.000 das quais morreram.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO