Presidente do Irã diz que EUA deveriam abandonar espírito belicista

O presidente do Irã, Hassan Rohani disse que os Estados Unidos deveriam abandonar espírito de guerra e que o cumprimento por parte de seu país do acordo nuclear de 2015 é "proporcional" ao dos outros signatários

(Foto: HispanTV)

Telesur - O presidente do Irã, Hassan Rohani disse que os Estados Unidos deveriam abandonar espírito de guerra e que o cumprimento por parte de seu país do acordo nuclear de 2015 é "proporcional" ao dos outros signatários. 

"Os americanos precisam entender que o belicismo não os favorece ... e deve ser abandonado", disse o governante iraniano, que presidiu uma reunião com seu gabinete nesta quarta-feira (11).  

Rohani disse que "o inimigo impôs ao Irã uma pressão máxima" E que a resposta do país persa é "resistir e enfrentá-lo".  

Em 2015, o Irã assinou um acordo com os cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China) e a Alemanha para limitar seu desenvolvimento nuclear para fins pacíficos em troca da retirada de sanções internacionais. 

No entanto, em 2018, o presidente dos EUA, Donald Trump, retirou-se do acordo, para impor mais uma vez sanções severas à República Islâmica.  Desde então, as tensões políticas entre as duas nações aumentaram.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247