Presidente do Irã presta juramento no Parlamento

"Na presença do sagrado Corão e diante da nação, eu juro ao onipotente Deus proteger a religião oficial do país e a Repúblico Islâmica, assim como a Constituição do país", disse Hassan Rouhani, em Teerã neste domingo

www.brasil247.com - Presidente do Irã presta juramento no Parlamento
Presidente do Irã presta juramento no Parlamento (Foto: ATTA KENARE)


DUBAI, 4 Ago (Reuters) - O presidente iraniano, Hassan Rouhani, prestou juramento diante do Parlamento em Teerã neste domingo, e começou a formar seu gabinete que segundo ele será formado por pessoas do espectro político.

"Na presença do sagrado Corão e diante da nação, eu juro ao onipotente Deus proteger a religião oficial do país e a Repúblico Islâmica, assim como a Constituição do país", disse ele ao Parlamento e a dignitários estrangeiros em uma cerimônia transmitida ao vivo na televisão estatal.

Rouhani, eleito por ampla margem nas eleições em junho, prometeu buscar políticas de menos confronto no exterior em busca de aliviar as sanções internacionais à economia do Irã devido a seu programa nuclear.

Assim como a pressão do Ocidente, Rouhani enfrenta a enorme tarefa de ajustar a economia prejudicada pelas sanções. Ele também tem que tentar equilibrar as exigências dos linha dura que dominam o Parlamento e os reformistas cujo apoio o ajudou a vencer.

Após o juramento, Rouhani indicou o ex-embaixador do Irã nas Nações Unidas Mohammad Javad Zarif como ministro das Relações Exteriores e Bijan Zanganeh para retornar ao posto de ministro do Petróleo.

As indicações têm que ser aprovadas pelo Parlamento.

(Reportagem de Yeganeh Torbati e Marcus George)

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email