CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Primeiro-Ministro do Canadá demite embaixador na China

O Canadá demitiu seu embaixador na China, John McCallum, como parte das crescentes tensões com a nação asiática ligadas ao pedido de extradição pelos Estados Unidos da Executiva da empresa de tecnologia Huawei, Meng Wanzhou; o primeiro-ministro canadense, Pierre Trudeau, demitiu o embaixador McCallum apenas algumas horas depois que ele interveio publicamente sobre o pedido de extradição da executiva chinesa pela segunda vez em menos de uma semana 

Primeiro-Ministro do Canadá demite embaixador na China
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Prensa Latina - O Canadá demitiu seu embaixador na China, John McCallum, como parte das crescentes tensões com a nação asiática ligadas ao pedido de extradição pelos Estados Unidos da Executiva da empresa de tecnologia Huawei, Meng Wanzhou.

O primeiro-ministro canadense, Pierre Trudeau, demitiu o embaixador McCallum apenas algumas horas depois que ele interveio publicamente sobre o pedido de extradição da executiva chinesa pela segunda vez em menos de uma semana. O diplomata declarou à imprensa que seria "ótimo para o Canadá" se os Estados Unidos retirassem seu pedido de extraditar Meng Wanzhou, que foi detida na cidade de Vancouver no mês passado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

McCallum disse que se os EUA e a China chegassem a um acordo sobre o caso de Meng, esse acordo deveria incluir Michael Kovrig e Michael Spavor, dois canadenses atualmente detidos na China por atividades ilícitas.

"Temos que ter certeza de que, se os americanos fizerem um acordo como esse, isso também inclui a libertação de nossos dois cidadãos, e a Casa Branca está bem ciente disso", disse McCallum.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há poucos dias, o diplomata e ex-ministro de Trudeau disse a um grupo de jornalistas chineses em Toronto que Meng tinha vários argumentos que poderiam ajudá-la a evitar a extradição.

De acordo com o líder conservador Andrew Scheer, o primeiro-ministro Trudeau deveria ter demitido seu embaixador no momento em que ele deu a primeira declaração pública sobre o caso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao nomear McCallum para o posto em Pequim na reunião do gabinete em 2017, Trudeau parecia ter a pessoa certa para impulsionar ainda mais sua agenda comercial com a China.

Ligado a este caso está uma ampla pressão da Casa Branca para impedir o avanço da empresa de tecnologia chinesa Huawei.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No ano passado, a Casa Branca iniciou uma campanha global para impedir que a Huawei e outras empresas chinesas assumissem o controle global da tecnologia digital.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO