Relações China-Rússia estão na melhor etapa da história, diz Xi Jinping

Em reunião na quarta-feira (4) com a presidenta do Conselho da Federação da Rússia, Valentina Matviyenko, o presidente da China Xi Jinping fez uma avaliação bastante positiva da relação entre os dois gigantes

Relações China-Rússia estão na melhor etapa da história, diz Xi Jinping
Relações China-Rússia estão na melhor etapa da história, diz Xi Jinping

247, com Diário do Povo - O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se nesta quarta-feira (4) em Pequim, com a presidenta do Conselho da Federação da Rússia, Valentina Matviyenko.

Na reunião, Xi pediu que Matviyenko transmita suas saudações sinceras ao presidente russo Vladimir Putin, que fez uma visita de Estado à China no mês passado. Durante a visita, Xi concedeu a Putin a primeira Medalha da Amizade da República Popular da China, o que, segundo Xi, sublinhou a importância e a natureza única das relações entre a China e a Rússia.

"Estou ansioso para me reunir com ele de novo este mês durante a cúpula do Brics na África do Sul", disse Xi.

As relações sino-russas estão na melhor etapa da história e deram um bom exemplo de intercâmbios entre grandes países e países vizinhos, comentou.

Este ano, ambas as nações completaram suas agendas políticas internas e adotaram ações no caminho para a prosperidade e a revitalização nacionais, uma base sólida para o desenvolvimento estável de longo prazo das relações entre a China e a Rússia, assinalou o presidente chinês.

Ele sugeriu que ambas as partes continuem apoiando-se mutuamente na proteção de seus interesses fundamentais, participando ativamente dos assuntos internacionais e da governança global e contribuindo significativamente para a paz e a estabilidade mundiais.

O presidente chinês manifestou a esperança de que as duas partes implementem os diversos acordos atingidos entre ele e Putin e provem novos modelos de cooperação.

Xi assinalou que a cooperação entre os órgãos legislativos é parte importante das relações bilaterais.

Nos últimos anos, o mecanismo de intercâmbios entre a Assembleia Popular Nacional (APN) da China e o Conselho da Federação da Rússia melhorou, oferecendo o apoio legislativo para a cooperação abrangente e uma plataforma de intercâmbios por múltiplos canais, acrescentou Xi.

O presidente chinês sugeriu que os dois legislativos fortaleçam a aprendizagem na governança e supervisão, implementem o espírito de amizade entre a China e a Rússia e estabeleçam um alicerce social e público sólido para o desenvolvimento das relações bilaterais.

Matviyenko transmitiu as saudações e os melhores votos do presidente Putin ao presidente Xi. Ela disse que os laços entre ambos os países obtiveram um alto nível de desenvolvimento sob a liderança dos dois chefes de Estado.

Atualmente, as duas partes estão implementando os consensos atingidos pelos líderes e os órgãos legislativos das duas partes têm um papel importante neste respeito, disse Matviyenko.

O Conselho da Federação da Rússia espera aprofundar a cooperação com a APN para fortalecer o compartilhamento de experiências em legislação, promover a cooperação pragmática e intensificar a coordenação dentro de organizações parlamentares multilaterais, para melhor servir ao desenvolvimento geral dos laços bilaterais, acrescentou.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247