Rouhani: EUA são responsáveis por todos os conflitos regionais do mundo

"Vocês se esqueceram de como derrubaram um avião de passageiros iraniano sobre o Golfo Pérsico, vocês se esqueceram de que as guerras na região foram provocadas por vocês, vocês se esqueceram o que fizeram com as populações de Afeganistão, Iraque, Síria e outros países", disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani, em discurso transmitido na TV nacional

Presidente do Irã, Hassan Rouhani, discursa para a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas 20/09/2017 REUTERS/Eduardo Munoz
Presidente do Irã, Hassan Rouhani, discursa para a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas 20/09/2017 REUTERS/Eduardo Munoz (Foto: Leonardo Attuch)

Da Agência Sputinik

Os Estados Unidos são responsáveis por todos os conflitos e crises regionais ao redor do mundo, conforme afirmou nesta sexta-feira o presidente do Irã, Hassan Rouhani.

"Vocês se esqueceram de como derrubaram um avião de passageiros iraniano sobre o Golfo Pérsico, vocês se esqueceram de que as guerras na região foram provocadas por vocês, vocês se esqueceram o que fizeram com as populações de Afeganistão, Iraque, Síria e outros países", disse ele se dirigindo aos norte-americanos, em discurso transmitido na TV nacional. 

As declarações de Rouhani foram proferidas após o chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, se recusar a certificar o cumprimento, pelo Irã, do acordo nuclear firmado entre Teerã e potências mundiais em 2015, acusando a república islâmica de não cumprir suas obrigações, ao contrário do que indicam as avaliações feitas por especialistas internacionais. A decisão provocou forte irritação entre os iranianos, gerando grande desconforto também para países aliados dos Estados Unidos.

"Alegações, ameaças e profanação nunca intimidarão os iranianos. Trump irá eventualmente descobrir isso; como cada um dos seus antecessores", afirmou Javad Zarif, ministro das Relações Exteriores do Irã. 

Ao vivo na TV 247 Youtube 247