Rússia ainda não recebeu pedido de asilo de Snowden

A Rússia manteve o ex-funcionário de inteligência Edward Snowden à distância nesta sábado, dizendo que não esteve em contato com o fugitivo norte-americano e que não recebeu proposta formal de asilo político

Rússia ainda não recebeu pedido de asilo de Snowden
Rússia ainda não recebeu pedido de asilo de Snowden (Foto: BRIAN SNYDER)

Por Steve Gutterman

MOSCOU, 13 Jul (Reuters) - A Rússia manteve o ex-funcionário de inteligência Edward Snowden à distância nesta sábado, dizendo que não esteve em contato com o fugitivo norte-americano e que não recebeu proposta formal de asilo político.

As considerações do ministro do Exterior Sergei Lavrov sinalizaram que a Rússia está pesando suas opções depois que Snowden, que está no aeroporto de Moscou, quebrou três semanas de silêncio e pediu refúgio à Rússia até que possa obter uma passagem segura para a América Latina.

Washington pediu que Moscou devolva Snowden para os Estados Unidos, onde ele é procurado por acusações de espionagem depois de revelar detalhes de programas secretos de vigilância, e o presidente Barack Obama falou pelo telefone com o presidente russo Vladimir Putin.

"Não estamos em contato com Snowden", atribuíram as agências russas a Lavrov, que teria feito a afirmação no Quirguistão, onde ele assistiu uma reunião de ministros.

Ele disse que soube da reunião de Snowden com ativistas russos de direitos humanos e figuras públicas no aeroporto na sexta-feira pelos meios de comunicação, "assim como todos os outros".

Snowden, que vinha se mantendo fora de vista desde a sua chegada na zona de trânsito do aeroporto em 23 de junho, disse aos ativistas que iria apresentar o seu pedido de asilo no mesmo dia.

Lavrov disse que, sob a lei russa, os requerentes de asilo devem primeiro fazer um apelo oficial para o Serviço Federal de Migração. Mas seu diretor, Konstantin Romodanovsky, disse neste sábado que a agência ainda não havia recebido o pedido de Snowden.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247