CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Rússia e China reforçam intenção de proteger a soberania dos 2 países e construir ordem multipolar

Relações entre ambos os países são dinâmicas e têm sentido estratégico

Os presidentes da Rússia e China, Vladimir Putin e Xi jinping (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, confirmaram a intenção de proteger a soberania dos dois países e construir uma ordem multipolar mais justa, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores (MRE) da Rússia nesta quinta-feira (2).

"Reafirmou-se a intenção de proteger firmemente os interesses de soberania, segurança e desenvolvimento de ambos os países, e de construir conjuntamente uma ordem mundial multipolar mais justa e democrática", diz nota publicada pelo MRE russo após o encontro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lavrov e Ma enfatizaram sua rejeição a políticas de confronto e tentativas de alguns países de interferir nos assuntos internos de outros estados e que tentem restringir seu desenvolvimento por meio de sanções e outros métodos ilegítimos.

O chanceler russo elogiou ainda o estado atual das relações entre a Rússia e a China, que se "desenvolvem de forma dinâmica", bem como a cooperação de Moscou e Pequim na Organização Nações Unidas (ONU), no BRICS, na Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e outras organizações internacionais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Várias questões atuais da agenda bilateral, global e regional foram discutidas. Uma avaliação positiva foi dada ao diálogo construtivo e ao alto nível de coordenação bilateral dentro de ONU, Brics, OCX, outras organizações e associações internacionais, o que atende plenamente a parceria e a natureza baseada na confiança das relações entre nossos países", afirmou.

Em entrevista concedida à Sputnik nesta quinta-feira (2), o chanceler russo disse que as "relações entre a Rússia e a China vão para além de aliança militar".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Pontos de contato são uma característica muito modesta de nossas relações. Há muito tempo temos escrito na nossa declaração que, apesar de não criarmos uma aliança militar, a qualidade de nossas relações é melhor do que uma aliança militar no sentido clássico. Elas não têm nem limites, nem restrições, nem temas proibidos."

No encontro com o vice-chanceler chinês, Lavrov também defendeu o restabelecimento dos contatos pessoais e do turismo mútuo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"À luz do levantamento das restrições de quarentena, foi expressa uma opinião comum sobre a conveniência de restaurar prontamente a dinâmica de contatos face a face, turismo mútuo, intercâmbios humanos e humanitários entre nossos países", diz o comunicado do ministério.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO