Rússia recebe Pompeo para tentar ativar diálogo com EUA

O presidente russo Vladimir Putin recebe nesta terça-feira (14) o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, para tentar estabilizar a tensa relação entre as duas potências

Rússia recebe Pompeo para tentar ativar diálogo com EUA
Rússia recebe Pompeo para tentar ativar diálogo com EUA

AFP - O presidente russo Vladimir Putin recebe nesta terça-feira (14) o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, para tentar estabilizar a tensa relação entre as duas potências.

Os países discordam em vários temas, que vão da Venezuela ao Irã, passam pela Síria, Ucrânia e chegam à questão do desarmamento.

No atual contexto, Mike Pompeo terá que movimentar-se com a habilidade de um equilibrista, entre sua reiterada dureza e a vontade de aproximação de seu chefe, o presidente americano Donald Trump, com Putin.

O Kremlin informou que Pompeo se reunirá com o chanceler russo, Sergei Lavrov, e depois ambos serão recebidos pelo presidente. Ele será a maior autoridade estadunidense a se encontrar com Putin desde a reunião que o chefe de Estado russo fez com Donald Trump em julho do ano passado.

Trump anunciou na segunda-feira que pretende se reunir com Putin durante o encontro do G20 em junho no Japão, mas o Kremlin afirmou que ainda não há pedido neste sentido.

Trump, em geral disposto a desafiar Putin, afirmou que este último assegurou que a Rússia não está envolvida na Venezuela, ao contrário do que afirmam Pompeo e outros funcionários da administração americana, que pediram que a Rússia deixe de apoiar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247