Saindo da União Europeia, Reino Unido pode levar US$ 11 bilhões

Premiê britânica, Theresa May, pode exigir que Bruxelas pague 9 bilhões de libras (quase 11 bilhões de dólares) dos ativos britânicos que estão no Banco Europeu de Investimento

Brexit
Brexit (Foto: Leonardo Attuch)

Da Agência Sputinik

Premiê britânica, Theresa May, pode exigir que Bruxelas pague 9 bilhões de libras (quase 11 bilhões de dólares) dos ativos britânicos que estão no Banco Europeu de Investimento (BEI).

De acordo com o Sunday Times, o pedido pode ser apresentado logo após o início do Brexit.

Segundo os dados dos altos funcionários no governo britânico, a demanda será apresentada quando for ativado o artigo 50º do Tratado de Lisboa. Os funcionários de Whitehall estão seguros que a União Europeia deve pagar ao Reino Unido sua parte nos fundos do BEI. Foi destacado que Londres tem 16% no capital do banco, o que é equivalente aos 10 bilhões de euros. 

A conclusão jurídica foi feita pelo jurista Martin Howe e já foi entregue ao Departamento para saída da União Europeia [DExEU na sigla em inglês].

Anteriormente, os juristas do governo britânico chegaram à conclusão que o Reino Unido tem todo o direito de não pagar 60 bilhões de euros como foi acordado antes.

Como mais cedo informou o canal SkyNews, Theresa May poderá dar início ao Brexit já na próxima semana.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247