Se Rússia for bloqueada do SWIFT, Europa não receberá gás e óleo russo, diz senador russo

EUA se preparam para o deslocar suprimentos de gás natural de todo o mundo para a Europa no caso de o fluxo da Rússia ser cortado

www.brasil247.com -
(Foto: Reprodução)


247, com TASS - Os países europeus não poderão receber gás, petróleo e metais da Rússia caso a Rússia seja desconectada do sistema de pagamento internacional SWIFT, disse Nikolay Zhuravlev, vice-presidente do Conselho da Federação, à TASS na terça-feira. O Conselho da Federação é a câmara alta do parlamento russo.

Mais cedo, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse que o governo do Reino Unido está discutindo com os Estados Unidos a possibilidade de desconectar a Rússia da SWIFT em caso de uma suposta invasão do país à Ucrânia.

"O SWIFT é um sistema de liquidação, é um serviço. Portanto, se a Rússia for desconectada do SWIFT, não receberemos moeda [estrangeira], mas compradores, países europeus em primeiro lugar, não receberão nossos bens -- petróleo, gás , metais e outros componentes importantes de suas importações. Eles precisam disso? Não tenho certeza", disse Zhuravlev.

O senador observou que, embora o SWIFT seja conveniente e rápido, não é a única forma de transferência de dinheiro. Ele também acrescentou que a decisão conjunta do Reino Unido e dos EUA não é suficiente para desconectar potencialmente a Rússia do SWIFT e isso requer uma decisão única de todos os países participantes desse sistema.

"A SWIFT é uma empresa europeia, uma associação que envolve muitos países. Para tomar uma decisão sobre a desconexão, é necessária uma decisão única de todos os países participantes. As decisões dos Estados Unidos e do Reino Unido definitivamente não são suficientes. não tenho certeza de que outros países, especialmente aqueles em que a participação no comércio com a Rússia é significativa, apoiarão a paralisação", enfatizou Zhuravlev.

Nos últimos anos, Bruxelas levanta regularmente o tema de desconectar a Rússia da SWIFT em meio ao agravamento das relações entre Moscou e o Ocidente. Pela primeira vez, o Parlamento Europeu pediu a desconexão da Federação Russa do sistema de pagamentos interbancários em 2014 em uma resolução adotada após a reunificação da Crimeia com a Rússia. 

Os EUA se preparam para o deslocar suprimentos de gás natural de todo o mundo para a Europa no caso de o fluxo da Rússia ser cortado, informa o The Guardian. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email