Secretário de Estado dos EUA chama governo de Maduro de 'ilegítimo'

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, chamou o governo de Nicolás Maduro de "ilegítimo" e acrescentou que os EUA vão trabalhar ativamente para restaurar uma "democracia real" na Venezuela; apesar do tom usado pelo secretário de preocupação com a democracia no local, diversos especialistas e lideranças políticas acusam os EUA de ingerência e revelam que o principal objetivo de Trump na Venezuela é obter o controle das riquezas que o País possui, como o Petróleo e gás natural

Secretário de Estado dos EUA chama governo de Maduro de 'ilegítimo'
Secretário de Estado dos EUA chama governo de Maduro de 'ilegítimo' (Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)

247 com Sputnik - O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, chamou o governo de Nicolás Maduro de "ilegítimo" e acrescentou que os EUA vão trabalhar ativamente para restaurar uma "democracia real" na Venezuela.

"É hora de iniciar a transição ordenada para um novo governo. Apoiamos o apelo da Assembleia Nacional para que todos os venezuelanos trabalhem juntos, pacificamente, para restaurar o governo constitucional e construir um futuro melhor", disse Pompeo citado pelo jornal The Washington Post.

"O governo dos EUA continuará usando todo o poder econômico e diplomático dos Estados Unidos com o objetivo de pressionar com vista à restauração da democracia na Venezuela", acrescentou ele.

Segundo Pompeo, "o regime de Maduro é ilegítimo e os EUA vão continuar a trabalhar diligentemente para restaurar uma democracia real" nesse país.

Em 10 de janeiro, Maduro assumiu o segundo mandato consecutivo como presidente venezuelano. O novo mandato de Maduro foi considerado ilegítimo pela Assembleia Nacional do país, por diversos países da região, nomeadamente pelo Grupo de Lima, exceto o México, pela União Europeia, Canadá e EUA.

Apesar do tom usado pelo secretário de preocupação com a democracia no local, diversos especialistas e lideranças políticas acusam os EUA de ingerência e revelam que o principal objetivo de Trump na Venezuela é pelo controle das riquezas que o País possui, como o Petróleo e gás natural. 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247