CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Sem Paraguai, Mercosul recebe mais interessados no bloco

Depois de suspender o Paraguai e incorporar a Venezuela de Hugo Chávez, que não comparece à Cúpula desta sexta-feira, Mercosul recebe os presidentes do Equador e da Bolívia, Rafael Correa e Evo Morales, respectivamente, que pleiteiam a integração dos seus países ao bloco

Sem Paraguai, Mercosul recebe mais interessados no bloco
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Mariana Tokarnia e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

A Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul contará com a participação de pelo menos sete presidentes da República. Além da presidenta Dilma Rousseff, que comanda a reunião, confirmaram presença em Brasília, na próxima sexta-feira (7), a presidenta Cristina Kirchner (Argentina) e os presidentes José Pepe Mujica (Uruguai), Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia), Donald Ramotar (Guiana) e Desi Bouterse (Suriname).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Correa, Morales, Ramotar e Bouterse participam da cúpula porque pleiteiam a integração dos seus países ao Mercosul. A embaixada venezuelana, que antes confirmava a presença do presidente Hugo Chávez, disse ontem (4) que é necessário aguardar informações da Presidência da República da Venezuela.

O subsecretário de América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Antonio José Ferreira Simões, manteve o mistério sobre a participação do presidente da Venezuela. "Não seria a primeira vez que ele confirma presença de última hora. Esse é um comportamento de Chávez", explicou. Mas o suspense acabou horas depois.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Chávez não deve comparecer à Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul. Informações preliminares dão conta de que ele não virá para a reunião, porque resolveu estender sua estada em Havana, capital de Cuba, onde faz tratamento de combate ao câncer. Desde o ano passado, Chávez luta contra a reincidência de um câncer na região pélvica.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que estará em Brasília amanhã (7) para a cúpula. A previsão, segundo diplomatas, é de que Maduro chegue hoje à noite à capital. Nas reuniões de chanceleres e ministros da Economia que acontece hoje (6) a delegação venezuelana é chefiada pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Arveláiz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A presença de Chávez em Brasília era aguardada pelas autoridades pois trata-se da primeira reunião de chefes de Estado do Mercosul, desde a oficialização do ingresso da Venezuela no bloco, que aconteceu em julho.

Confirmaram presença na cúpula, além da presidenta Dilma Rousseff, os presidentes Cristina Kirchner, da Argentina; José Pepe Mujica, do Uruguai; Rafael Correa, do Equador; Evo Morales, da Bolívia; Donald Ramotar, da Guiana e Desi Bouterse, do Suriname.
.
Na semana passada, Chávez viajou para Havana para um tratamento completar de combate ao câncer e sessões de fisioterapia. Desde que viajou, não houve informações sobre seu estado de saúde, nem sobre o andamento do tratamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO