Senado dos EUA confirma ex-executivo da Exxon como secretário de Estado

O Senado dos Estados Unidos (EUA) confirmou nessa quarta-feira (1º) o nome de Rex Tillerson para ocupar o cargo de secretário de Estado do governo de Donald Trump; foram 53 votos a favor e 43 contrários, sendo que quatro democratas estão entre aqueles que aprovaram o ex-executivo da Exxon Mobil em um dos mais importantes cargos políticos do país; a informação é da Agência Ansa

FILE - In this Friday, March 27, 2015 file photo, ExxonMobil CEO Rex Tillerson delivers remarks on the release of a report by the National Petroleum Council on oil drilling in the Arctic, in Washington. 
FILE - In this Friday, March 27, 2015 file photo, ExxonMobil CEO Rex Tillerson delivers remarks on the release of a report by the National Petroleum Council on oil drilling in the Arctic, in Washington.  (Foto: Giuliana Miranda)

Da Agência Ansa

O Senado dos Estados Unidos (EUA) confirmou nessa quarta-feira (1º) o nome de Rex Tillerson para ocupar o cargo de secretário de Estado do governo de Donald Trump. Foram 53 votos a favor e 43 contrários, sendo que quatro democratas estão entre aqueles que aprovaram o ex-executivo da Exxon Mobil em um dos mais importantes cargos políticos do país. A informação é da Agência Ansa.

Sem nenhuma experiência política, Tillerson foi muito criticado pelos senadores - incluindo republicanos - por ter laços com o governo russo e o presidente Vladimir Putin. Em 2013, ele foi condecorado com a "Ordem de Amizade" da Rússia por seu trabalho à frente da petrolífera.

O indicado de Trump é o primeiro da história moderna a assumir o posto sem ter experiência política, mas é considerado um bom negociador. Tillerson substituirá John Kerry, o secretário do segundo mandato do governo de Barack Obama.

O chanceler italiano, Angelino Alfano, enviou mensagem parabenizando Tillerson e desejando sucesso em seu mandato.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247