Sensação de segurança no Brasil só é melhor que Gabão, Afeganistão e Venezuela

Em apenas três países do mundo os cidadãos sentem-se mais inseguros do que no Brasil: Gabão, Afeganistão e Venezuela, segundo levantamento mundial da pesquisa Global Law and Order, do Instituto Gallup; país em que seus cidadãos mais se sentem seguros é Singapura, seguido da Noruega e Hong Kong 

Sensação de segurança no Brasil só é melhor que Gabão, Afeganistão e Venezuela
Sensação de segurança no Brasil só é melhor que Gabão, Afeganistão e Venezuela (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

Sputnik - Em apenas três países do mundo os cidadãos sentem-se mais inseguros do que no Brasil: Gabão, Afeganistão e Venezuela. O levantamento é resultado da pesquisa Global Law and Order, do Instituto Gallup.

Foram entrevistados mil pessoas com mais de 15 anos em 142 países sobre sua sensação de segurança.

Apenas 31% dos brasileiros disseram que têm sensação segurança. Resultado pior apenas que o de Gabão (25%), Afeganistão (20%) e Venezuela (17%).

O país em que seus cidadãos mais se sentem seguros é Singapura, com 94%, seguido de Noruega (93%) e Hong Kong (89%).

Para Diógenes Lucca, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e consultor de segurança pública, o cenário é resultado de atuação "desordenada" do poder público no setor. "O nosso sistema de segurança pública é falho, ele não atua de forma sistêmica. Ele tem redundâncias de trabalho, é uma coisa bastante desorganizada e cara".

"Segurança pública não é feita só pela polícia, envolve o Ministério Público, a magistratura, o sistema prisional. E nós temos as mesmas mazelas em todos esses órgãos. Toda a persecução criminal é muito demorada e ineficiente", diz Lucca à Sputnik Brasil.

O coronel da reserva da PM paulista ressalta que há Estados do Brasil que "não têm controle estatístico de nada. Como você pode auferir a qualidade daquilo que você não mede?".

Ao vivo na TV 247 Youtube 247