CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Site do governo francês anuncia por engano renúncia do primeiro-ministro e sua equipe

O falso anúncio ocorre em um momento em que aumenta o suspense sobre a saída de Jean Castex e quem irá ocupar o cargo

Jean Castex (Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Da RFI - O site do governo do primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou na manhã deste sábado (14) a demissão do líder e de sua equipe. "O erro" foi corrigido logo depois, a poucas horas da substituição do premiê por um nome ainda desconhecido. 

Segundo a página do Hotel de Matignon — a residência oficial do primeiro-ministro da França — a notícia foi publicada "devido a problemas técnicos". O falso anúncio ocorre em um momento em que aumenta o suspense sobre a saída de Castex e quem irá ocupar o cargo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fontes próximas ao premiê garantem que a demissão de Castex — prevista desde a reeleição do presidente Emmanuel Macron — não deve ocorrer antes da segunda-feira (16). O chefe do governo francês deveria viajar no domingo (15) ao Vaticano para a canonização de três franceses, mas teve de cancelar o compromisso.

No entanto, Macron viajou neste sábado a Abu Dhabi para participar das homenagens ao xeque Khalifa ben Zayed Al-Nahyane, presidente dos Emirados Árabes Unidos, morto na sexta-feira (13). Os dois chefes do executivo da França não podem estar fora do país ao mesmo tempo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o Hotel de Matignon, a notícia da saída de Castex está sendo preparada já há algum tempo e foi publicada "por engano". Como o anúncio continuava aparecendo no motor de pesquisas do Google, o serviço de informação do governo teve de contatar a empresa para pedir que o erro fosse reparado.

"Após o aviso, a página saiu do referenciamento e foi despublicada. Apenas os comunicados de imprensa são confiáveis. Não haverá uma mudança de governo prevista hoje, até onde sabemos", indicaram fontes próximas ao premiê.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fim do primeiro mandato de Macron

Termina à meia-noite deste sábado o primeiro mandato de Macron, que teve início em 14 de maio de 2017. O novo governo do presidente começará oficialmente no domingo (14). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, Macron mantém o suspense sobre o anúncio do novo ou da nova chefe de Governo. Castex já promoveu uma cerimônia interna de despedida aos funcionários do Hotel de Matignon, na quarta-feira (11). Um dia depois, na quinta-feira (12), o premiê deu adeus a seus ministros em um jantar nos jardins de sua residência.

Macron garante que já fez sua escolha e, ao que tudo indica, o cargo será ocupado por uma mulher, com o perfil "social e ecológico", segundo o presidente francês. Se o boato se confirmar, essa será a segunda vez que uma mulher é nomeada à função. A única a ter ocupado o cargo foi Edith Cresson, em 1991, durante o segundo mandato do presidente socialista François Mitterrand.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entre as personalidades mais cotadas para ser chefe de Governo atualmente estão a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, a ex-ministra socialista das Questões Sociais, Marisol Touraine, e a economista Laurence Tubiana. 

Algumas lideranças do governo pedem para que Macron não demore a fazer o anúncio, em um momento em que as eleições legislativas de junho se aproximam e que a aliança formada pela esquerda batalha para obter a maioria na Assembleia. Se isso ocorrer, após a votação, o presidente francês terá de nomear como primeiro-ministro uma personalidade que provavelmente fará oposição a seu governo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO