Soldado russo desertor é morto a tiros na Espanha
Maxim Kuzminov sequestrou um helicóptero militar russo Mi-8 e fugiu para a Ucrânia no ano passado
Sputnik - O desertor Maxim Kuzminov, que sequestrou um helicóptero militar russo Mi-8 e fugiu para a Ucrânia, foi morto no município espanhol de Villajoyosa, relatou a agência de notícias espanhola EFE na segunda-feira, citando fontes.
Na segunda-feira, a mídia ucraniana relatou que um corpo acreditado ser de Kuzminov havia sido encontrado em Villajoyosa. Mais tarde, a RBC-Ucrânia informou que um representante da Inteligência de Defesa do Ministério da Defesa da Ucrânia confirmou a morte de Kuzminov. No entanto, a Guarda Civil Espanhola disse à RIA Novosti que não podia confirmar os relatórios sobre o assassinato do piloto russo desertor.
A Guarda Civil inicialmente investigou o incidente como um acerto de contas, já que a vítima sofreu meia dúzia de ferimentos de bala, e então seu corpo foi atropelado por um carro, disse o relatório.
Em 2023, a mídia ucraniana relatou que um piloto russo supostamente sequestrou um helicóptero de Kursk, na Rússia, e voou para a Ucrânia depois que a inteligência ucraniana o convenceu a fazer isso. Havia também duas pessoas a bordo com o piloto russo, mas elas foram mortas. O Ministério da Defesa da Rússia não comentou a situação.
Moscou não tem informações sobre o suposto assassinato do desertor russo Maxim Kuzminov na Espanha, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta terça-feira (20).
"Não tenho conhecimento de quaisquer mensagens provenientes dos canais diplomáticos. Não temos informações sobre este incidente", disse Peskov aos repórteres quando questionado se o Kremlin tinha quaisquer detalhes sobre o incidente.
