CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Suspeito de levar Snowden, avião de Morales é desviado

Governo boliviano informou que o avião do presidente Evo Morales foi forçado a pousar na Áustria, nesta terça-feira, depois que França e Portugal recusaram-se a conceder permissão aérea, aparentemente porque suspeitavam que a aeronave estava levando Edward Snowden, o ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos procurado por Washington sob acusação de espionagem

Suspeito de levar Snowden, avião de Morales é desviado (Foto: FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ABR/ EB)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

LA PAZ, 2 Jul (Reuters) - A Bolívia informou que o avião do presidente Evo Morales foi forçado a pousar na Áustria, nesta terça-feira, depois que França e Portugal recusaram-se a conceder permissão aérea, aparentemente porque suspeitavam que a aeronave estava levando Edward Snowden, o ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos procurado por Washington sob acusação de espionagem.

O ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, acusou França e Portugal de colocar a vida de Morales em risco e insistiu que Snowden não estava no avião de Morales.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Choquehuanca disse a jornalistas que Portugal e França cancelaram abruptamente as licenças aéreas, forçando uma parada não programada em Viena, enquanto Morales voltava da Rússia em um avião do governo boliviano.

Horas depois, o ministro de Defesa da Bolivia, Rubén Saavedra, declarou que a França reconsiderou a posição e deu sua autorização, mas a Itália se somou a Portugal ao negar o trânsito aéreo do avião da Força Aérea boliviana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Eles dizem que foi por causa de problemas técnicos, mas após explicações de algumas autoridades descobrimos que parecia haver algumas suspeitas infundadas de que o Sr. Snowden estava no avião", disse o chanceler. "Nós não sabemos quem inventou essa mentira."

"Queremos expressar o nosso desagrado porque isto colocou a vida do presidente em risco."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante participação em uma conferência sobre energia na Rússia esta semana, Morales disse que consideraria a concessão de asilo a Snowden, se solicitado.

O ministro da Defesa boliviano disse que o Departamento de Estado dos EUA pode estar por trás das decisões de não permitir que o avião de Morales pousasse em Portugal ou sobrevoasse o espaço aéreo francês.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Temos a suspeita de que eles (os dois governos europeus) foram usados ​​por uma potência estrangeira, neste caso, os Estados Unidos, como uma forma de intimidar o Estado boliviano, e o presidente Evo Morales", afirmou ele.

(Reportagem de Daniel Ramos)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO