Theresa May pede adiamento do Brexit até 30 de junho

A primeira-ministra britânica, Theresa May, solicitou nesta sexta-feira (5) o adiamento da data do Brexit até 30 de junho, ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que pretendia apresentar uma proposta de prorrogação flexível de até 12 meses

Theresa May pede adiamento do Brexit até 30 de junho
Theresa May pede adiamento do Brexit até 30 de junho

AFP - A primeira-ministra britânica, Theresa May, solicitou nesta sexta-feira (5) o adiamento da data do Brexit até 30 de junho, ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que pretendia apresentar uma proposta de prorrogação flexível de até 12 meses.

Em uma carta enviada a Tusk cinco dias antes da reunião de cúpula extraordinária que a União Europeia (UE) deve realizar na próxima quarta-feira (10) em Bruxelas, May informou que o Reino Unido deseja adiar novamente a saída do bloco.

A separação estava prevista inicialmente para 29 de março de 2019, mas depois que o Parlamento britânico não aprovou o acordo que May negociou com Bruxelas os sócios europeus concederam um pouco mais de tempo, até 12 de abril, para que a primeira-ministra encontrasse uma solução.

Os 27 países da UE deixaram claro que qualquer novo adiamento obrigaria os britânicos a participar nas eleições ao Parlamento Europeu, de 23 a 26 de maio, para designar seus novos eurodeputados quase três anos depois do referendo de 2016 em que 52% dos eleitores votaram a favor do Brexit.

Apesar do cenário, May, que negocia atualmente com o líder opositor trabalhista Jeremy Corbyn em busca de um consenso que retire o país do bloqueio, propôs que a prorrogação "termine em 30 de junho de 2019".

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247