CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Tratado com a Ucrânia ainda não está pronto para ser discutido no mais alto nível, diz o principal negociador da Rússia

O lado ucraniano tornou-se mais realista ao abordar as questões relacionadas ao status neutro e não nuclear da Ucrânia, observou Vladimir Medinsky

Vladimir Medinsky (Foto: Reuters/Evgenia Novozhenina)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TASS - Um esboço de um tratado entre a Rússia e a Ucrânia ainda não está pronto "para ser apresentado na reunião de alto nível", afirmou Vladimir Medinsky, chefe da delegação russa nas negociações bilaterais. Ele acrescenta que a Ucrânia se tornou mais realista ao abordar a questão de seu status neutro e não nuclear. Medinsky é assessor do presidente russo, Vladimir Putin.

"O lado ucraniano se tornou mais realista ao abordar as questões relacionadas ao status neutro e não nuclear da Ucrânia, mas o rascunho do acordo não está pronto para ser apresentado em uma reunião de alto nível", escreveu ele em seu canal Telegram no domingo (3).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Comentando as observações de David Arakhamia, um membro da delegação ucraniana, que afirmou que a Rússia aceitou a posição da Ucrânia com exceção da Crimeia, ele observou que o ponto de vista da Rússia em relação ao status da Crimeia e Donbass permaneceu inalterado. Medinsky acrescentou que Moscou vem tentando alcançar o status neutro e não filiado da Ucrânia à Otan, bem como garantias de segurança para ela desde 2014. 

Ele afirmou que as conversas entre as delegações da Rússia e da Ucrânia continuariam nesta segunda-feira, enquanto os trabalhos no texto do acordo e entre os chefes das delegações continuariam em formato remoto na sexta e no sábado. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 29 de março, em Istambul, ocorreram as primeiras conversas presenciais depois de três semanas entre as delegações de Moscou e Kiev. O lado russo avaliou os resultados desta rodada como "progresso positivo". Após as negociações, Medinsky disse que a Rússia recebeu as propostas escritas da Ucrânia contendo disposições sobre o status não nuclear e não filiado da Ucrânia. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO