Trump adia viagem de presidenta da Câmara ao exterior devido à paralisação do governo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (17) à presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, que a viagem dela para Bélgica, Egito e Afeganistão foi adiada devido à paralisação parcial do governo, que entra em seu 27º dia

Trump adia viagem de presidenta da Câmara ao exterior devido à paralisação do governo
Trump adia viagem de presidenta da Câmara ao exterior devido à paralisação do governo (Foto: Reuters)

247, com Reuters - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (17) à presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, que a viagem dela para Bélgica, Egito e Afeganistão foi adiada devido à paralisação parcial do governo, que entra em seu 27º dia.

Não foi esclarecido de imediato a qual viagem Trump se referia. Os parlamentares norte-americanos não costumam divulgar viagens ao exterior antes de ocorrerem, por questões de segurança.

O ocupante da presidência da Câmara dos EUA costuma se deslocar ao exterior em aviões militares, e parece ter sido a essa utilização que Trump, na condição de comandante em chefe das Forças Armadas, pareceu se referir.

"Ele adiou a capacidade de ela usar o espaço aéreo militar, o que deve ser aprovado" pelo Departamento de Defesa, disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders. "Como ele deixou claro na carta, ela ainda pode ir, mas deve fazê-lo de modo comercial".

Na quarta-feira, a democrata Pelosi escreveu ao republicano Trump sugerindo que, se persistir a paralisação, ele adie seu discurso anual sobre o Estado da União, uma tradição nos EUA em que o presidente apresenta as metas de seu governo para o ano que se inicia.

Pelosi disse mais cedo nesta quinta que ela não obteve retorno da Casa Branca, e que Trump não respondeu à sugestão feita por ela na carta.

"Devido à paralisação, sinto informar que sua viagem a Bruxelas, Egito e Afeganistão foi adiada", escreveu Trump em uma carta encaminhada à presidente da Câmara. "Vamos remarcar essa excursão de sete dias quando a paralisação tiver terminado."

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247