CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Trump ameaça deixar acordo nuclear e Irã reage: 'receberá resposta à altura'

Assinado há quase cinco anos, acordo que foi uma das maiores conquistas diplomáticas durante o governo de Barack Obama pode ser revogado por Trump. Irã reage à ameaça de restabelecimento de sanções

Assinado há quase cinco anos, acordo que foi uma das maiores conquistas diplomáticas durante o governo de Barack Obama pode ser revogado por Trump. Irã reage à ameaça de restabelecimento de sanções (Foto: Reinaldo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O vice-chanceler iraniano Abas Araqchi afirmou nesta quinta-feira (19) que a nação persa está disposta a enfrentar qualquer cenário que surgir quanto ao acordo nuclear que o país assinou em 2013 com seis potências mundiais.

"Defenderemos os interesses do Irã em face das medidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump', adiantou Araqchi.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o diplomata persa, se Washington sair do pacto, receberá uma resposta à altura.

Araqchi esclareceu que o Irã tem capacidade para reativar suas potencialidades e reforçar seu alcance em níveis superiores às que possuir antes da adoção do Plano Integral de Ação Conjunta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O acordo nuclear do Irã com o G5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China mais a Alemanha) estipula que a nação persa não pode enriquecer urânio além de 3,67 por cento e seus excedentes devem ser remetidos à Rússia, em troca do alíviio das sanções econômicas, comerciais e financeiras.

Trump deu um ultimato aos países europeus que assinaram o acordo. Disse que até o dia 12 de maio é necessário modificar a letra e o espírito do Plano Integral de Ação Conjunta, ao tempo em que analisa a hipótese de abandonar o acordo e voltar a estabelecer sanções contra o Irã.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com informações da Prensa Latina

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO