CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Trump amplia exigências ao Irã, depois de romper acordo nuclear

O presidente dos EUA, Donald Trump, endureceu as cobranças ao governo do Irã, ampliando as exigências ao presidente Hassan Rouhani, após a rejeição ao acordo nuclear assinado em 2015; o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, fez seu primeiro discurso no Departamento de Estado apresentando 12 exigências ao Irã, que soam mais como pedido incondicional de rendição iraniano do que a tentativa de reiniciar negociações para substituir o acordo nuclear

O presidente dos EUA, Donald Trump, endureceu as cobranças ao governo do Irã, ampliando as exigências ao presidente Hassan Rouhani, após a rejeição ao acordo nuclear assinado em 2015; o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, fez seu primeiro discurso no Departamento de Estado apresentando 12 exigências ao Irã, que soam mais como pedido incondicional de rendição iraniano do que a tentativa de reiniciar negociações para substituir o acordo nuclear (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Moisés Rabinovici*

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, endureceu as cobranças ao governo do Irã, ampliando as exigências ao presidente Hassan Rouhani, após a rejeição ao acordo nuclear assinado em 2015.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, fez seu primeiro discurso no Departamento de Estado apresentando 12 exigências ao Irã, que soam mais como pedido incondicional de rendição iraniano do que a tentativa de reiniciar negociações para substituir o acordo nuclear.

”Só faltou exigir a conversão [do Irã, xiita] ao cristianismo”, afirmou o diretor do Conselho Europeu de Relações Exteriores, Jeremy Shapiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dos 12 pontos do discurso de Pompeo, quatro se referem ao Irã. Para os Estados Unidos, os iranianos devem revelar seus segredos nucleares e desistir da produção de mísseis balísticos. Há, ainda, a exigência de libertação dos prisioneiros norte-americanos e de países aliados.

A lista inclui ainda uma reivindicação para que o Irã deixe de apoiar o Hezbollah (libanês), Islamic Jihad, Hamas (Gaza), o Taliban (Afeganistão) e a milícia Houti (Iêmen). Também exige o respeito à soberania do Iraque, a retirada das forças da Síria e o fim das ameaças a Israel, Arábia Saudita e aos Emirados Árabes Unidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pompeo disse que esses 12 pontos são apenas um começo.

O Irã reagiu acusando os Estados Unidos de “regressão aos velhos hábitos”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

*O jornalista Moisés Rabinovici é comentarista da Rádio Nacional e apresentador do programa Um olhar sobre o Mundo, na TV Brasil

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO