CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Trump é criticado por piada sobre líder norte-coreano Kim Jong Un

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse esperar que mais pessoas "prestem atenção" nele, assim como norte-coreanos fazem com seu líder, Kim Jong Un, o que gerou críticas instantâneas nas redes sociais e em canais de notícias; Kim é suspeito de ter ordenado o assassinado de seu meio-irmão e a execução de seu tio; investigações da ONU também relataram violações de direitos humanos

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse esperar que mais pessoas "prestem atenção" nele, assim como norte-coreanos fazem com seu líder, Kim Jong Un, o que gerou críticas instantâneas nas redes sociais e em canais de notícias; Kim é suspeito de ter ordenado o assassinado de seu meio-irmão e a execução de seu tio; investigações da ONU também relataram violações de direitos humanos (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira esperar que mais pessoas "prestem atenção" nele, assim como norte-coreanos fazem com seu líder, Kim Jong Un, uma afirmação que gerou críticas instantâneas nas redes sociais e canais de notícias.

Este é o mais recente exemplo de uma afirmação de Trump sobre líderes fortes –feita em estilo impassível– para alimentar percepções entre seus críticos de que o presidente admira autocratas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Trump foi perguntado durante uma entrevista ao canal Fox News se iria convidar Kim à Casa Branca. Os dois se encontraram nesta semana para começarem a discutir sobre o programa nuclear de Pyongyang, em uma cúpula marcada pelo que Trump disse ter sido uma química amigável entre eles.

O presidente dos EUA indicou que uma visita de Kim à Casa Branca é possível: "Ele é chefe de um Estado", disse Trump.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Ele fala e seu povo presta atenção. Eu quero que meu povo faça o mesmo", disse Trump.

Kim é suspeito de ter ordenado o assassinado de seu meio-irmão em fevereiro e a execução de seu tio em 2013. Investigações da Organização das Nações Unidas (ONU) também relataram violações de direitos humanos, existência de campos de prisioneiros políticos e amplo uso da fome como uma ferramenta para reforçar lealdade política.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Trump foi posteriormente perguntado por repórteres o que queria dizer com a afirmação. "Estou brincando. Vocês não entendem sarcasmo", disse Trump.

A piada é reminiscente de uma que fez em um jantar particular com doadores em março, quando destacou que o presidente chinês, Xi Jinping, não enfrenta mais limites de mandatos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Eu disse, 'Presidente vitalício. Isto parece bom. Talvez nós devêssemos tentar isto'", afirmou posteriormente, recontando a ofensa que se seguiu.

"Mas eu estou brincando", disse, queixando-se das reações. "Estou brincando sobre ser presidente vitalício."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em um comício em fevereiro, ele disse que democratas no Congresso eram traidores porque não quiseram aplaudir seu discurso de Estado da União.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, mais tarde disse que ele não tinha intenção de dizer isto: "O presidente estava claramente brincando com seus comentários", afirmou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As afirmações controversas de Trump receberam ataques na mídia porque se encaixam em uma caricatura criada por seus adversários, disse Chris Barron, um estrategista republicano pró-Trump.

"Eles acreditam que Trump é de alguma maneira este déspota autocrata e estão esperando quaisquer palavras que se encaixem nesta narrativa", disse Barron em entrevista.

Mas David Litt, um redator de discursos para o ex-presidente Barack Obama, disse que culpar o ouvinte por não entender a piada é uma maneira de evitar responsabilidade por ir longe demais.

Há alguns tópicos que presidentes não devem brincar publicamente, para não irritar aliados ou encorajar adversários, disse Litt à Reuters.

"Talvez Donald Trump seja uma espécie de humorista seco e sem expressão que cria ótimos materiais sobre o quão incríveis ditadores são, mas se este for o caso, ele deveria aguardar até se aposentar como presidente para começar a explorar esta parte em especial de seu ato", disse Litt.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO