Trump e Erdogan discutem compra pela Turquia de sistema russo S-400

O presidente dos EUA, Donald Trump, falou por telefone com seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, na segunda-feira (29), sobre a compra do sistema de defesa antimíssil S-400 por Ancara, informou a Casa Branca

Trump e Erdogan discutem compra pela Turquia de sistema russo S-400
Trump e Erdogan discutem compra pela Turquia de sistema russo S-400

Xinhua - O presidente dos EUA, Donald Trump, falou por telefone com seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, na segunda-feira (29), sobre a compra do sistema de defesa antimíssil S-400 por Ancara, informou a Casa Branca.

Trump e Erdogan discutiram sobre comércio, preocupações de segurança no norte da Síria, e a compra planejada da Turquia do sistema russo S-400, de acordo com uma declaração da Casa Branca.

A Presidência Turca disse em uma declaração no mesmo dia que Erdogan tinha apresentado durante sua conversa telefônica com Trump a proposta de formar um grupo de trabalho sobre a aquisição dos sistemas S-400 da Rússia.

A declaração da Casa Branca, no entanto, não fez menção à proposta do grupo de trabalho de Erdogan.

Os Estados Unidos estão em conflito com a Turquia por causa da compra do sistema de defesa aérea russo S-400.

Os Estados Unidos argumentaram que os mísseis russos em território turco poderiam obter informações valiosas sobre os sistemas técnicos dos jatos F-35 fabricados nos EUA, que devem ser entregues em Ancara em novembro.

Durante uma audiência no Congresso em março, o general Curtis Scaparrotti, chefe do Comando Europeu dos EUA, sugeriu que os Estados Unidos deveriam cortar a venda de caças F-35 para a Turquia, caso Ancara adotasse o sistema S-400.

Em 3 de abril, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, alertou a Turquia contra a compra do sistema S-400 da Rússia, apesar da posição firme de Ancara no acordo.

O Pentágono anunciou no início deste mês que suspendeu as "entregas e atividades" relacionadas com a aquisição pela Turquia do programa de caças F-35, caso Ancara insistisse no acordo S-400.

Washington também teria ameaçado rejeitar a venda de mísseis Patriot à Turquia no caso da compra de sistemas russos por parte deste último.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247