Trump e Kim iniciam cúpula; há expectativa sobre desnuclearização

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniram em Hanói nesta quarta-feira (27) em sua segunda cúpula, com o presidente dos EUA dizendo que não estava recuando da exigência norte-americana pela desnuclearização da Coréia do Norte.

Trump e Kim iniciam cúpula; há expectativa sobre desnuclearização
Trump e Kim iniciam cúpula; há expectativa sobre desnuclearização (Foto: REUTERS/Leah Millis)

247, com Reuters - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniram em Hanói nesta quarta-feira (27) em sua segunda cúpula, com o presidente dos EUA dizendo que não estava recuando da exigência norte-americana pela desnuclearização da Coréia do Norte.

Kim e Trump apertaram as mãos e sorriram brevemente diante de uma fileira de bandeiras de seus países no hotel Metrópole, na capital vietnamita, Hanói.

Perguntado se declararia o fim formal da Guerra da Coréia, Trump disse: "Vamos ver".

Kim disse que superou obstáculos para realizar a cúpula no Vietnã e precisava de paciência desde o primeiro encontro em Singapura no ano passado. Ele disse que espera que estas conversas sejam bem sucedidas.

Nas conversações Trump está acompanhado pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, e pelo chefe de gabinete, Mick Mulvaney. Kim está acompanhado por seu principal enviado para os entendimentos com os EUA, Kim Yong Chol, e pelo ministro das Relações Exteriores, Ri Yong Ho.

Apesar do pequeno progresso em seu objetivo de livrar a Coréia do Norte de seus programas de armas nucleares, Trump parecia estar apostando em seu relacionamento pessoal com o jovem líder da Coréia do Norte, e no incentivo econômico após 70 anos de hostilidade entre ambos os países.

"O Vietnã está prosperando como poucos lugares na terra. A Coréia do Norte seria a mesma coisa e muito rapidamente se se desnuclearizasse ", disse Trump no Twitter antes de se encontrar com Kim.

Se a simpatia pode levar os dois líderes além da pompa da cúpula ao progresso substancial na eliminação do arsenal nuclear de Pyongyang, esta é a questão que dominará as negociações.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247