Trump garante a Xi Jinping que manterá 'pressão máxima' sobre a Coreia do Norte

Em uma conversa com o presidente chinês, Donald Trump afirmou que a doutrina diplomática a ser mantida com a Coréia do Norte teria seu foco no processo de desnuclearização do regime 

President Donald Trump interacts with Chinese President Xi Jinping at Mar-a-Lago state in Palm Beach, Florida. REUTERS/Carlos Barria
President Donald Trump interacts with Chinese President Xi Jinping at Mar-a-Lago state in Palm Beach, Florida. REUTERS/Carlos Barria (Foto: Leonardo Attuch)

Sputnik Brasil-O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por telefone com seu homólogo chinês, Xi Jinping, nesta terça-feira (16) e disse que Washington continuará a aplicar "pressão máxima" sobre a Coreia do Norte.

"O presidente Trump está empenhado em manter a campanha global promovida pelos EUA com a máxima pressão para forçar a Coreia do Norte a se comprometer com a desnuclearização", diz um comunicado da Casa Branca.

O líder chinês, por sua vez, disse ao presidente norte-americano que a China está "pronta para se juntar aos EUA para resolver adequadamente a questão nuclear".

Xi Jimping também concordou com Trump que Pyongyang atualmente demonstra um "comportamento destrutivo" e expressou a esperança de que sua postura mudará ao longo das negociações com sua vizinha Coreia do Sul.

Em 9 de janeiro, as delegações de Seul e Pyongyang se reuniram pela primeira vez em dois anos na localidade de Panmunjom, na zona desmilitarizada entre os dois países. Os negociadores das duas Coreias chegaram a um acordo para retomar o diálogo e diminuir a tensão.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247