HOME > Mundo

Trump guardou em sua casa documentos com segredos nucleares

Especialistas e ex-agentes de inteligência avaliam que ex-presidente pode ter comprometido informações sensíveis de segurança nacional ao levar documentos para Mar-a-Lago

Documentos recuperados na casa de Donald Trump (Foto: U.S. Department of Justice / Divulgação)

247 - Especialistas em inteligência e segurança nacional analisaram na imprensa americana a revelação feita pelo jornal Washington Post de que documentos com informações nucleares de um país estrangeiro estavam na casa de campo de Donald Trump. A informação foi publicada na última terça-feira (6), e também revelou que o ex-presidente dos Estados Unidos estava em posse de documentos extremamente secretos.

“O fato de sabermos agora que havia documentos de acesso restrito e altamente confidenciais sobre as capacidades de defesa nuclear de outro país armazenados em Mar-a-Lago é um divisor de águas em relação ao risco que representa para nossa segurança nacional”, disse Shawn Turner, ex-diretor de comunicações da inteligência nacional dos EUA em entrevista à CNN americana nesta quarta-feira (7).

A publicação do Post, que cita fontes anônimas, não revelou qual era o país em questão, mas informou que os materiais encontrados pelos FBI após a operação de busca e apreensão na casa de Trump em Mar-a-Lago descreviam as defesas militares de um governo estrangeiro, incluindo suas capacidades nucleares. Além disso, alguns dos documentos apreendidos detalham operações tão ultrassecretas dos EUA que muitos altos funcionários da segurança nacional não tem autorização para manuseá-los.