CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Trump pressiona Merkel contra Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta sexta-feira (28) à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, para que seja mais contundente em relação ao que definiu como "perigosa conduta do Irã"

(Foto: REUTERS/Jonathan Ernst)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

EFE - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta sexta-feira (28) à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, para que seja mais contundente em relação ao que definiu como "perigosa conduta do Irã", durante uma reunião bilateral à margem da cúpula do G20, em Osaka, no Japão.  

"O presidente pediu à chanceler Merkel para se unir aos Estados Unidos (em sua estratégia) para manter o Irã sob uma pressão global máxima", disse a Casa Branca no Twitter depois do encontro.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como a União Europeia (UE), a Alemanha defendeu uma contenção das tensões entre os Estados Unidos e o Irã, que dispararam nos últimos dois meses e têm origem na decisão de Trump de sair, em 2018, do acordo nuclear com o país islâmico.  

A Alemanha é uma das cinco potências que permanecem junto com o Irã no pacto de 2015 e tentou convencer o governo do país persa a se manter no acordo, apesar da reimposição das sanções por parte dos Estados Unidos.   

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em maio, o governo iraniano anunciou que o país suspenderia a aplicação de alguns dos seus compromissos nucleares e deu um ultimato à Europa para garantir seus interesses se não quiser que ele aumente os limites ao enriquecimento de urânio.  

As tensões no Golfo Pérsico e as spostas "atividades perigosas do Irã no Oriente Médio" dominaram boa parte do diálogo entre Trump e Merkel, segundo um comunicado da Casa Branca.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os dois também conversaram sobre "como estabilizar a Líbia e a região do Sahel, assim como apoiar as reformas econômicas na Ucrânia", e as "negociações com a China" para conter a guerra comercial com os Estados Unidos e "estabelecer padrões justos para o comércio global", informou o escritório de Trump.  

A relação entre Trump e Merkel foi notavelmente fria durante os últimos dois anos, mas o presidente americano fez vários elogios a ela no começo do encontro desta sexta-feira.   "É uma pessoa fantástica, uma mulher fantástica, e estou satisfeito que seja minha amiga", ressaltou Trump, enquanto Merkel destacava que "as companhias alemãs estão investindo muito nos Estados Unidos".  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um dia depois de gerar preocupação com os visíveis tremores em um ato oficial, Merkel não deu nenhum sinal de ter problemas de saúde, nem durante a reunião com Trump, nem na chamada "foto de família" entre os líderes do G20 no início da cúpula.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO